O que é desenvolvimento sustentável?

O desenvolvimento sustentável é o crescimento que considera as necessidades atuais sem comprometer as gerações futuras. É saber usar os recursos naturais com equilíbrio e ter os direitos humanos em mente. Ou seja, não é complicado entender o que é isso, basta respeitar os outros e a natureza acima de tudo. 

Trata-se de uma integração entre meio ambiente, sociedade e economia. Todas as áreas precisam trabalhar em harmonia, integradamente, considerando seus limites e amplitudes. O consumo não pode simplesmente passar por cima das demais necessidades, bem como desrespeitar o ser humano não pode ser normal. É uma forma de rever nossas ações e o modo como nos comportamos ante a sociedade e a natureza.

Na busca por um mundo com mais paz e prosperidade, a ONU apresentou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos que interligam todas as necessidades urgentes no planeta, as sociais, econômicas e ambientais. A partir destes objetivos é possível ter diretrizes para criar projetos, planejamentos e ações de impacto global positivo.

A REDDA é uma organização que entende a importância das ações transformadoras, por isso vem desenvolvendo projetos sustentáveis. São projetos aplicados na região da Amazônia, considerando a necessidade de conservar e proteger a floresta. Além de incentivar as cidades e povos ao redor a crescerem em harmonia com a floresta. Por isso, os projetos são sustentáveis e apoiados nas ODSs e nos mecanismos REDD. 

Confira neste post mais informações sobre o que é desenvolvimento sustentável e como você pode fazer parte deste movimento. 

Nesse post tem:

O que é desenvolvimento sustentável? 

O termo veio a público em 1987, no relatório Nosso Futuro Comum, das Nações Unidas. O relatório entende que o desenvolvimento sustentável “é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades”.

Logo, saber o que é desenvolvimento sustentável é dar atenção às necessidades atuais do homem e da natureza, sem ignorar as futuras. Estas relações precisam estar conectadas para que todos possam ter uma vida de qualidade. Para tanto, os recursos naturais não podem ser ignorados, bem como o homem não precisa se anular. É um equilíbrio de vida entre ambos. 

Deve existir uma harmonia entre exploração de recursos, investimentos, desenvolvimento tecnológico e necessidades da sociedade. Enfim, o desenvolvimento sustentável é o crescimento em todas as áreas e formas, sem ignorar a responsabilidade pelos impactos negativos. Por isso, é preciso encontrar alternativas que direcionem para um crescimento saudável.  

Já em 2015, a ONU desenvolveu 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Os 17 ODSs articulam exatamente esta harmonia para o bem-estar do mundo em toda a sua complexidade. São objetivos que se interligam com o único objetivo de melhorar a vida para todos, incluindo a desigualdade social. 

Reprodução: Pixabay

Desenvolvimento Sustentável no Brasil

O Desenvolvimento Sustentável no Brasil segue com o apoio da ONU. Em um trabalho conjunto, ambos mantêm uma comunicação aberta na construção de planejamento e implementação de atividades baseadas nas ODSs. O Marco de Parceria das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável foi elaborado para ser aplicado dos anos de 2017-2021. Clique aqui e saiba mais

No Brasil, o desenvolvimento sustentável está presente no investimento de fontes renováveis de energia. A energia sustentável no Brasil é uma realidade, principalmente pelo alto nível de energia gerada pelas hidrelétricas. Além disso, os investimentos em parques eólicos e painéis solares estão crescendo. A energia eólica no Brasil já é a segunda maior matriz  energética no país, e o Nordeste é a região que mais produz.  

Em dezembro de 2015, o país se comprometeu em recuperar cerca de 12 milhões de hectares de florestas. Até 2021 apenas 0,6% do objetivo foi atingido, mostrando a necessidade de acelerar as ações para conseguir o objetivo. Acompanhe o processo de restauro e reflorestamento do Brasil aqui.  

Além destas questões, o Brasil tem trabalhado para atingir os 17 ODSs, cada um com sua necessidade. Incluindo o acesso saudável à alimentação e melhores recursos financeiros para a população. 

Princípios do Desenvolvimento Sustentável

Os princípios do Desenvolvimento Sustentável integram as necessidades econômicas, ambientais e sociais. Todos devem ser considerados nas criações de projetos e planejamentos para o crescimento da sociedade. Isto porque cada princípio traduz, de alguma forma, os cinco pilares da Agenda 30. São eles: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria. É uma forma de integrar as urgências de cada área, mantendo a preocupação com gerações futuras. 

Apesar de poderem ser estudadas separadamente, o desenvolvimento sustentável é um conjunto de ações integradas. Cada área influenciará, direta ou indiretamente, outra área. Conheça cada um dos princípios que constroem o desenvolvimento sustentável:

Desenvolvimento Sustentável Econômico

O desenvolvimento sustentável econômico articula ações nas esferas financeira, produtiva e tecnológica. É um crescimento econômico que respeita o meio ambiente e pensa na melhoria da qualidade de vida de todos. Nos ODSs, algumas áreas que este desenvolvimento está mais perceptível são:

Estes são alguns dos exemplos de ODSs que se interligam em um mesmo viés de desenvolvimento. Contudo, é preciso compreender que os demais ODSs também estão entrelaçados no desenvolvimento sustentável econômico. 

As estratégias na área da economia sempre precisam integrar a responsabilidade socioambiental. Não se deve colocar as necessidades financeiras à frente das consequências negativas que os investimentos possam gerar. Isto é ter um pensamento de desenvolvimento sustentável econômico. Ele precisa ser positivo em todas as vertentes, ou pelo menos, minimizar o impacto negativo. 

Imagem mostrando um vaso com uma muda de planta cheia de moedas
Reprodução: Unsplash

Desenvolvimento Sustentável Ambiental

O desenvolvimento sustentável ambiental considera as reações no meio ambiente por conta das mudanças e transformações. Para tanto, está atrelado à conservação e preservação da Natureza e o uso racional dos recursos naturais. O respeito ao meio ambiente é prioridade ante às necessidades econômicas, desta forma, tenta-se equilibrar produção e consumo.   

Ao pensar em desenvolvimento sustentável ambiental, empresas e pessoas compreendem que é possível crescer sem destruir a natureza. Além disso, é preciso entender a importância da natureza para as gerações futuras. Por isso, ele deve ter um planejamento de curto, médio e longo prazo. 

Pensando nos ODSs, os objetivos em que o desenvolvimento sustentável ambiental é mais perceptível são:

  • ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima;
  • ODS 14 – Vida na Água;
  • ODS 15 – Vida Terrestre.

Novamente, neste caso, estes três ODSs atraem a atenção para o desenvolvimento ambiental. Contudo, as demais ODSs também articulam com questões ambientais. São movimentos e mudanças que se beneficiam entre si, visto que a palavra sustentável integra exatamente este trabalho em conjunto.  

Por que reciclar é importante
Reprodução: Unsplash

Desenvolvimento Sustentável Social

O desenvolvimento sustentável social articula as necessidades da sociedade, do ser humano vivendo em seu hábitat. Por isso, o objetivo deste desenvolvimento é o bem-estar e a redução de desigualdades. Além de garantir os direitos básicos dos cidadãos.

Através do desenvolvimento sustentável social, empresas e países devem considerar as relações entre os seres humanos. Uma empresa, por exemplo, precisa estar disposta a oferecer o melhor ambiente de trabalho ao seu funcionário. O ser humano é o ponto máximo deste desenvolvimento, bem como as relações entre eles. 

As ODSs que evidenciam o desenvolvimento sustentável social são:

Lembrando que, apesar dos objetivos listados, os demais objetivos também tem a sua participação no desenvolvimento sustentável social. 

Redda Crédito de Carbono Compensação de Carbono
Foto: Diego Imai

Sustentabilidade e os 17 ODS da ONU

Os 17 ODSs da ONU é um apelo global para a elaboração de planejamentos baseados nas urgências econômicas, sociais e ambientais. Desta forma, o crescimento e desenvolvimento da sociedade pode resultar em uma vivência pacífica e próspera. 

Todos os ODSs foram apresentados acreditando na importância da sustentabilidade. Logo, o uso no agora, não deve atrapalhar o uso no futuro. É uma dinâmica que faz pensar para além do momento presente, sendo um convite para ações com mais empatia. Até por isso, os 17 ODSs não precisam ser aplicados pela ordem de seus números, mas pela ordem de necessidade.

Conheça mais detalhes sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Saiba como ajudar – Conheça a REDDA

O desenvolvimento sustentável é a grande referência dos projetos da REDDA. A REDDA desenvolve projetos que possam integrar as necessidades econômicas, sociais e ambientais com sustentabilidade. Desta forma, as cidades e comunidades podem crescer e se desenvolver com uma consciência sustentável.

Um dos projetos da REDDA acontece em conjunto com os povos ribeirinhos de Portel, no Pará. Por lá, a REDDA aplica propostas para construir uma cidade sustentável, conectada com suas necessidades e minimizando impactos ambientais. Tudo isso faz parte da missão da REDDA em preservar e conservar a região da Amazônia. 

Para dar conta de tantas vertentes, a REDDA planeja seus projetos apoiados nos mecanismos REDD – Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal. Além de se apoiar nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Clique aqui e saiba mais sobre os projetos da REDDA e como pode apoiar a sustentabilidade no Brasil.

Redda Crédito de Carbono Compensação de Carbono
Foto: Diego Imai

Post em destaque

Contato

Email: contato@redda.com.br

Tv Rui Barbosa, 1049, Bairro Reduto, CEP: 66053-260, Cidade de Belém,
Estado do Pará

Idioma

© 2023 por Redda+ Projetos Ambientais | Marca e direitos registrados | Política de privacidade | Site por Kiron