Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas são uma iniciativa global para enfrentar os desafios do nosso tempo e garantir um futuro possível para todos. O desenvolvimento sustentável é um conceito que tem ganhado destaque nos últimos anos, e hoje, a Redda+ te ajuda a entender como o ODS 3: Saúde e Bem-estar, está ligado ao avanço da sociedade.
O que diz o ODS 3?
O terceiro objetivo da agenda 2030 da ONU visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as pessoas de todas as idades. Composto por várias metas interligadas, alguns dos principais pontos incluem a redução da mortalidade infantil, a garantia da saúde materna, o combate de doenças transmissíveis, a promoção da saúde mental e a garantia da cobertura universal de saúde.
O objetivo 3 diz respeito, principalmente, ao acesso a serviços de saúde e de infraestrutura de qualidade para todas as comunidades, garantindo a plenitude para o desenvolvimento da vida humana.
Como a saúde e o bem-estar ajudam a desenvolver a sociedade de maneira sustentável?
A promoção da saúde e do bem-estar desempenha um papel crucial na realização de todos os outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Uma população saudável é mais produtiva, tem maior probabilidade de participar ativamente na sociedade e é menos vulnerável a choques econômicos e ambientais. Além disso, a saúde está intrinsecamente ligada à igualdade de gênero, à educação de qualidade, à erradicação da pobreza e a muitos outros aspectos-chave do desenvolvimento sustentável.
Ou seja, o ODS 3 é um dos pilares fundamentais para alcançar o desenvolvimento sustentável, pois a saúde é um fator crítico que afeta todas as áreas da vida humana, desde a educação até a produtividade econômica.
Como a Redda+ contribui para o ODS 3?
Em 2022, em parceria com o Projeto Saúde Solidária, a Redda+ tomou uma ação ativa em saúde que contou com mais de 1000 atendimentos à comunidade e a distribuição de mais de 2.000 medicamentos para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Portel.
Já o Projeto Dentinhos atendeu 414 pessoas e distribuiu 450 kits de higiene oral. Enquanto isso, o Projeto MAMA desenvolve ações para fomentar a autonomia econômica das mulheres, especialmente daquelas que são mais invisibilizadas, e conta com um impacto em mais de 75 mulheres participantes.
Conheça mais sobre o projeto Mulheres Amazônidas.
E mais, a fim de continuar promovendo saúde e bem-estar para as comunidades ribeirinhas e, assim, buscar contribuir para o ODS 3, a Redda+ fez a instalação de um sistema de coleta de água da chuva para o abastecimento de água potável, de um sistema de biogás e placas de energia solar para geração de energia limpa e de antenas de wi-fi, facilitando a comunicação das comunidades!
Assim, a Redda+ impacta positivamente o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade atuando diretamente em comunidades vulneráveis.