Energia Sustentável – O que é, Importância e Tipos

A energia sustentável é gerada de fontes que causam menos emissão de gases de efeito estufa. Além disso, produzem energia a partir de recursos naturais renováveis. É uma energia eficiente, de baixa manutenção e que garante o bem-estar do meio ambiente também para as gerações futuras. 

Além disso, a energia sustentável oferece uma diversidade de matrizes de energia, compreendendo a necessidade de investir em energias limpas. Entre elas estão: eólica (geração pelo vento); solar (luz e calor solar); geotérmica (calor da Terra) e oceânica (movimento dos mares).

A energia proveniente de hidrelétricas é limpa, porém, não sustentável, quando consideramos os impactos ambientais causados para a construção destas estações. A energia sustentável ajuda a frear o aquecimento global, já que não emite gás carbônico. Enfim, é uma opção que ainda exige alto investimento financeiro, mas gera ótimos resultados.

Confira mais informações sobre a energia sustentável, sua importância e a situação no Brasil e no mundo.

Nesse post tem:

O que é energia sustentável?

A energia sustentável é a energia elétrica produzida a partir de fontes renováveis que geram baixo impacto negativo no meio ambiente. Por exemplo, a energia solar. Além disso, a energia sustentável não emite gases de efeito estufa, ao contrário da energia por combustível fóssil.

Também conhecida como energia verde,  limpa ou  renovável, a energia sustentável tem conquistado importância e espaço na sociedade. Contudo, é válido lembrar que nem toda energia sustentável é renovável, isto porque o recurso natural pode acabar. Além disso, algumas energias renováveis não são necessariamente sustentáveis. 

A hidrelétrica, por exemplo, é uma energia limpa, por usar recursos naturais renováveis, mas tem alto impacto negativo na natureza. A construção da hidrelétrica desconfigura todo o ambiente em torno, atinge fauna, flora e as comunidades próximas. 

Outro problema é a dependência da água para gerar a energia, principalmente devido às mudanças climáticas. As temporadas de escassez de água confirmam o clamor na natureza por cuidado e preservação.

Existem mais investimentos para produzir energia em fontes renováveis, além da inovação nos materiais que auxiliam na produção desta energia. Estes materiais também estão sendo desenvolvidos de modo a causar baixo impacto na natureza.

No mundo, a energia sustentável ainda encontra barreiras para crescer, a principal delas é o custo. A produção a partir de fontes renováveis é considerada uma das mais caras. Por isso, os combustíveis fósseis ainda são os maiores produtores de energia pelo mundo. Os principais são: o petróleo, o carvão e o gás natural.

Entretanto, a mudança é importante, pois ela oferece energia através de fontes limpas e renováveis. Desta forma, garante-se energia para o presente e o futuro sem agredir tanto o meio ambiente. Mesmo assim, é preciso ter responsabilidade e equilíbrio no uso. 

Conheça alguns tipos de energias sustentáveis.

Tipos de energia sustentável

Atualmente, existem muitos tipos de energia sustentável pelo mundo. O uso da água, do vento, do sol e calor são as principais fontes para geração desta energia. Confira as principais características de cada uma delas.

Hidrelétrica

As hidrelétricas não são necessariamente sustentáveis, porém, quando comparadas com fontes de energia de combustível fóssil, ela é a melhor opção. Sendo assim, ela ocupa espaço nesta lista. 

A energia é gerada a partir do fluxo das águas dos rios com ajuda de grandes turbinas. Estas turbinas vão ajudar na transformação da energia mecânica (água) para a energia elétrica.

Apesar de ser uma energia limpa, a polêmica maior para esta matriz está no processo de construção das usinas. Isto porque acarreta significativas mudanças ambientais. 

Reprodução: Pixabay

Eólica

A energia eólica gera energia proveniente dos ventos, são os movimentos das massas de ar. A transformação do vento em energia é feita com ajuda de aerogeradores, imensas torres com grandes hélices na ponta superior. Parece um catavento gigante.

Apesar de parecer uma novidade, a ideia de gerar energia a partir do vento é antiga. Desde as embarcações até os moinhos. O ideal é que os parques eólicos sejam construídos em regiões que não são rotas de pássaros e com ventos de 15km/h. Um parque eólico precisa de, no mínimo, cinco aerogeradores.

É uma energia que não emite gases de efeito estufa e não gera resíduos na geração da eletricidade.

Reprodução: Pixabay

Geotérmica

A energia geotérmica usa a energia térmica do interior da Terra, isto é, o calor produzido no subsolo. Como este calor é produzido constantemente pelas camadas internas da Terra, é uma fonte renovável. É bem comum em áreas vulcânicas ou de encontros de placas tectônicas.

A produção da energia acontece a partir do vapor resultado deste calor no subsolo. Por isso, o subsolo é perfurado e o vapor é direcionado para as usinas. O vapor liberado sob forte pressão move as turbinas para gerar energia. Apesar de emitir poucos gases de efeito estufa, é uma opção cara e pouco rentável.

Reprodução: Pixabay

Solar

A energia solar é produzida a partir de fontes de luz e de calor. O aproveitamento do calor do sol acontece da captação dos painéis coletores térmicos. Estes podem aquecer todas as águas de uma casa ou empresa. Já os painéis fotovoltaicos vão produzir energia através da luz. A radiação solar interage com um material semicondutor para gerar eletricidade. 

As usinas solares são conhecidas como usinas heliotérmicas. Uma das vantagens da energia solar é que os painéis podem ser instalados em residências, empresas, indústrias, etc. Não é necessário concentrar toda a produção de energia solar em apenas um local, para depois redistribuir.

Os painéis solares estão cada vez mais preparados para durar por anos. Como todas as fontes de energia que usufruem recursos naturais, esta energia precisa de muito sol. Por isso, algumas regiões do mundo não a veem como uma opção.

Reprodução: Pixabay

Maremotriz ou Oceânica

A energia maremotriz é gerada pelo movimento das marés ou pela diferença entre maré alta e baixa. É uma energia limpa, contudo, exige uma construção de usinas ao estilo das hidrelétricas. Pensando nos mares, existe a energia ondomotriz, gerada a partir dos movimentos das ondas.

Reprodução: Pixabay

Por que a Energia Sustentável é Importante?

A energia sustentável é uma das preocupações dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS)

O objetivo 7 – Energia Acessível e Limpa trata da necessidade de encontrar alternativas de energia renováveis, eficientes e limpas. Isto é, que possam ser eficientes sem causar impactos negativos para o meio ambiente no presente e no futuro. Além disso, a energia precisa ser acessível para todos.

O aquecimento global piora devido ao excesso de emissões de gases de efeito estufa. Ao optar por uma energia sustentável, estas emissões são drasticamente reduzidas. Por isso, a energia sustentável é importante para ajudar a frear o aquecimento global. 

Além disso, a energia sustentável usa recursos naturais mais contínuos e também causam impactos menores ao entorno. Principalmente a eólica e a solar. No caso da solar, ainda oferece a possibilidade da produção de energia independente.

Vantagens

  • Menores impactos ambientais;
  • Economia a longo prazo;
  • Pouca manutenção;
  • São naturalmente renováveis.

Energia Sustentável no Mundo

A Energia Sustentável no mundo tem passado por constantes transformações. A COP-26 reafirmou a necessidade de investir em uma energia sustentável ao apresentar dados alarmantes sobre o alto teor de emissão de gases de efeito estufa por parte da energia de combustíveis fósseis. 

Novos compromissos foram fechados, na tentativa de diminuir e sumir com esta fonte de energia, visto que ainda é uma das principais do mundo. E, com a atual situação do aquecimento global, precisam acabar. 

Por isso, o investimento em energia de baixo carbono é cada vez mais alto. Globalmente, o investimento em energia verde ultrapassou US$2,6 trilhões na última década. Os dados são do Relatório da Situação Global das Renováveis nas Cidades 2019. O relatório faz parte do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Energia Sustentável no Brasil

O Brasil é conhecido pelas grandes hidrelétricas, e, devido ao clima e posição geográfica oferece ótimos campos para geração de energia limpa. Não à toa, a energia sustentável no Brasil está crescendo, quase 50% da matriz energética é de fonte sustentável.

Para além da energia hidrelétrica, o país tem investido em parques eólicos na região do Nordeste, Sudeste e Sul. Sendo que os maiores estão no Nordeste. A energia eólica já representa 10,9% da matriz eólica brasileira, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Espera-se que a energia solar seja uma realidade em 2,9% das matrizes de energia. Desde 2019, as grandes usinas de energia solar tiveram crescimento de 200% e as distribuídas, através de pequenas usinas, cresceram 2.000%.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a matriz energética brasileira conquistou ótimos resultados em 2019. Cerca de 45% das fontes de energia são renováveis e 54% de fontes fósseis. Atualmente, o número aumentou para 48% de fontes renováveis na matriz energética.

Como utilizar energia sustentável

A energia sustentável pode ser usada por empresas e casas. Algumas, inclusive, são mais acessíveis, como a solar. Os países devem investir em mais de um modelo de energia sustentável, garantindo a sobrevivência energética em qualquer época do ano. Considerando o fato de que elas estão atreladas aos fenômenos naturais, como vento, sol e água.

Conheça como a REDDA e você podem ajudar

A REDDA é uma instituição apoiada nas iniciativas REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal), na região da Amazônia. Também constrói seus projetos com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na ONU, as ODSs. 

Utilizando estes dois mecanismos, a REDDA espera aplicar projetos completos, que consideram o crescimento sustentável uma necessidade para um bom desenvolvimento. Estabelecendo um bom cenário para apoiar cidades sustentáveis sem ignorar suas necessidades reais e mantendo a cultura local.

Para completar, a REDDA é carbono zero e se preocupa em conscientizar os envolvidos sobre a importância da floresta. Criando projetos que integram a relação com a floresta, a cidade e a comunidade. Um dos projetos da REDDA acontece em Portel, no Pará. Clique aqui e saiba mais.

Redda Crédito de Carbono Compensação de Carbono
Foto: Diego Imai

Post em destaque

Contato

Email: contato@redda.com.br

Tv Rui Barbosa, 1049, Bairro Reduto, CEP: 66053-260, Cidade de Belém,
Estado do Pará

Idioma

© 2023 por Redda+ Projetos Ambientais | Marca e direitos registrados | Política de privacidade | Site por Kiron