A educação de qualidade no Brasil ainda enfrenta barreiras para se firmar. Acompanhamos problemas de crianças e adolescentes que não foram alfabetizados, até escolas sem infraestrutura adequada. Para completar, os profissionais da educação ainda não são remunerados adequadamente. Estes são alguns dos desafios enfrentados pelo país para atingir o Objetivo 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
É preciso entender que a educação de qualidade é um direito do ser humano, através da educação, ele se vê como cidadão participante ativo da sociedade em que está. Trata-se de um investimento em pessoas, que reflete direta e indiretamente no crescimento sustentável de um país. Através da educação de qualidade, a economia gira melhor e há redução na desigualdade social.
Apesar das dificuldades encontradas pelo Brasil, muitas organizações têm se levantado para apoiar e desenvolver ações que possam ajudar na educação. Afinal de contas, existe uma urgência em alfabetizar as crianças e adolescentes. A REDDA+ tem investido na educação de qualidade em Portel, no Pará, através de formação de professores, parcerias, entre outros.
Confira mais informações sobre a educação de qualidade no Brasil neste post.
Nesse post tem:
- O que significa ter educação de qualidade no Brasil
- História do conceito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
- Principais desafios da educação de qualidade no Brasil
- Iniciativas para conhecer e apoiar
- Conheça a REDDA
O que significa ter educação de qualidade no Brasil
Educação de qualidade, segundo a ONU, significa: garantir educação inclusiva para todos, e promover oportunidades de aprendizagem equitativa e de qualidade ao longo do ano. Este é o objetivo 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e deve ser aplicado conforme as necessidades do país.
É um objetivo importante porque potencializa as habilidades do ser humano como um todo. Gerando possibilidades de atuação no mercado e na sociedade em si. É uma forma de valorizar a pessoa como um cidadão. A educação de qualidade é um complemento após as necessidades básicas de sobrevivência, como o comer e o dinheiro para sustentação. Além, claro, da saúde e bem-estar.
Ao estimular o conhecimento e a criatividade do cidadão, este tende a valorizar ainda mais as suas relações sócio-culturais. Por isso, ao melhorar a eficácia da educação, se observa melhorias em outras áreas de uma sociedade. A escola é uma forma de lidar melhor com os problemas e perigos que a criança e o adolescente encaram na vida.
Até 2030, alguns dos principais objetivos da educação de qualidade no Brasil são:
- garantir que todos os meninos e meninas completem o ensino primário e secundário;
- assegurar o acesso igualitário para todos os homens e mulheres ao ensino técnico, profissional e superior de qualidade;
- eliminar a desigualdade de gênero na educação, garantindo o acesso para os mais vulneráveis;
- garantir condições favoráveis para o ensino de qualidade no Brasil, para os alunos e professores.
História do conceito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU reúnem 17 objetivos que lidam com as principais emergências do mundo. Os objetivos, e as 169 metas, conectam as necessidades econômicas, ambientais e sociais, mostrando a importância de relacionar uma ação à outra. Isto é, uma área melhorada, ajuda outra área também a crescer, é uma corrente de incentivos.
Os ODSs foram apresentados na Agenda 2030, em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. O compromisso foi assinado por 193 estados-membros da ONU. Todos devem articular estes objetivos com as necessidades particulares de seus países e os resultados precisam ser entregues em 2030.
Os 17 ODSs são:
- Objetivo 1 – Erradicação da pobreza;
- Objetivo 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável;
- Objetivo 3 – Saúde e Bem-Estar;
- Objetivo 4 – Educação e Qualidade;
- Objetivo 5 – Igualdade de Gênero;
- Objetivo 6 – Água Potável e Saneamento;
- Objetivo 7 – Energia Limpa e Acessível;
- Objetivo 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico;
- Objetivo 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura;
- Objetivo 10 – Redução das Desigualdades;
- Objetivo 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis;
- Objetivo 12 – Consumo e Produção Responsáveis;
- Objetivo 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima;
- Objetivo 14 – Vida na Água;
- Objetivo 15 – Vida Terrestre;
- Objetivo 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes;
- Objetivo 17 – Parcerias e Meios de Implementação.
Principais desafios da educação de qualidade no Brasil
Muito ainda precisa ser feito para o crescimento da educação de qualidade no Brasil. Inclusive, após o período pandêmico muitas crianças e adolescentes não voltaram para as escolas. Entre os anos de 2019 e 2021, por exemplo, quase 654 mil crianças, de até 5 anos, saíram das escolas. Os dados são do Inep, na primeira etapa do Censo Escolar 2021.
Outros desafios básicos acontecem, como a ausência de espaços de boa qualidade para o ensino. A dificuldade em inserir a tecnologia na educação brasileira, e até mesmo, em garantir que crianças permaneçam nas escolas. O número de crianças e adolescentes que ainda não sabem ler e escrever também é preocupante. Cerca de 2,4 milhões de crianças entre 6 e 7 anos não sabem ler e escrever, segundo pesquisa da Todos pela Educação.
É possível afirmar que alguns dos principais desafios da educação de qualidade no Brasil, são:
- analfabetismo;
- analfabetismo funcional;
- péssima qualidade do ensino público;
- incertezas sobre o ensino médio;
- expansão acelerada e desequilibrada no ensino superior;
- falta de valorização do profissional docente;
- ausência de estrutura adequada destinadas à educação.
Iniciativas para conhecer e apoiar
Existem muitas ONGs compromissadas em ajudar a melhorar a educação de qualidade no Brasil. São organizações que desenvolvem projetos para melhor a educação e a cultura em diversas regiões. Normalmente, estão focadas na educação das crianças e adolescentes. Conheça abaixo algumas iniciativas que ajudam a melhora a educação no Brasil.
Child Fund Brasil
A Child Fund Brasil está no Brasil desde 1966 e trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Através da organização, é possível apadrinhar o projeto, trata-se de um apoio financeiro para o desenvolvimento dos projetos sociais.
Os programas e parceiros que a Child Fund Brasil apoia realizam projetos para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. Desta forma, abrange não apenas o acesso à educação e cultura, como também à alimentação, saúde e proteção. Além de outras emergências essenciais para o desenvolvimento infantil.
Segundo a organização, anualmente, cerca de 130 mil pessoas são beneficiadas, destas, 40 mil são crianças, jovens e adolescentes.
Para saber mais informações da Child Fund Brasil, clique aqui.
Itaú Social e a Fundação Itaú para Educação e Cultura
O Itaú Social é comprometido em ajudar com programas que possam auxiliar a educação pública no Brasil. A organização começou em 1993 e desde 2019 faz parte da Fundação Itaú para Educação e Cultura, somando forças com Itaú Cultural. A Fundação fortalece o compromisso em investir em projetos que colaborem com:
- ensino básico;
- educação e trabalho;
- cultura e social.
A missão do Itaú Social é desenvolver, implementar e compartilhar tecnologias sociais para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira. Para isso, desenvolveu os programas de formação de profissionais da educação e o fortalecimento da sociedade civil. É no programa de fortalecimento da sociedade civil que está um dos projetos mais conhecidos da organização, o Leia para uma criança.
Clique aqui para conhecer mais detalhes sobre o Itaú Social e aqui para conhecer a Fundação Itaú.
OMUNGA
A OMUNGA nasceu em 2009 com a proposta de montar bibliotecas em regiões da África. O Projeto Livros para África foi lançado em 2014. Desde então, os livros têm atravessado fronteiras, chegando nas mãos de crianças e adolescentes. Já em 2019, a organização dá início a outro importante projeto, o OMUNGA na Amazônia.
O projeto OMUNGA na Amazônia beneficia crianças e professores da cidade de Atalaia do Norte, no Amazonas. A proposta é oferecer ações educativo-culturais para 200 professores e dois mil alunos não indígenas da rede pública de ensino. Inicialmente, o projeto será desenvolvido em um período de dois anos.
Outro importante projeto da OMUNGA é o Escolas do Sertão. O projeto acontece no município de Betânia do Piauí e Curral Novo, no estado do Piauí. Os municípios receberam bibliotecas e formação de professores. O projeto foi desenvolvido em parceria com as comunidades para melhorar a qualidade da educação local.
Clique aqui e saiba mais sobre os trabalhos e projetos da OMUNGA.
Instituto Ayrton Senna
O objetivo do Instituto Ayrton Senna é diminuir a desigualdade social por meio da educação de crianças e adolescentes. O instituto foi criado a partir do sonho do piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna. Mesmo após a morte do piloto, a família seguiu com a proposta do instituto e em 1994 iniciou o Instituto Ayrton Senna.
Desde então, o instituto tem criado projetos e programas que abrangem todo o Brasil. Sempre pensando no desenvolvimento pleno da criança e adolescente através da educação. Para isso, tem produzido conhecimento e experiências educacionais inovadoras. Muitas das propostas do instituto são levadas para serem discutidas com as secretarias de educação.
Em 2004, o Instituto Ayrton Senna recebeu a chancela da UNESCO para a criação Cátedra UNESCO de Educação e Desenvolvimento Humano. O título foi renovado em 2021, devido aos avanços na produção de soluções para a educação. Além do apoio às pesquisas em prol da educação integral.
Clique aqui e conheça mais detalhes sobre o Instituto Ayrton Senna.
Associação Vaga Lume
A Associação Vaga Lume é a realização do sonho de três amigas em levar livros e formar mediadores de leitura na Amazônia Legal. Através da leitura, interagem com a comunidade e participam de uma transformação social. A associação atua desde 2001, construindo espaços de leitura como bibliotecas comunitárias e capacitando mediadores de leitura.
Os mediadores de leitura podem ser famílias, educadores e membros da comunidade. É uma forma de conectar a leitura às lideranças locais para dar continuidade na atividade. Além disso, existe um cuidado em valorizar a cultura local e até mesmo, incentivar a produção de livros artesanais.
Por fim, a Associação Vaga Lume ainda tem o Intercâmbio Cultural, conhecido como Programa Rede. Através deste programa, se promove uma conexão entre jovens da comunidade da Amazônia e escolas (e organizações sociais) do Sudeste. Criando um momento de troca de experiências e reconhecimento de identidades.
A Associação Vaga Lume já doou mais de 130 mil livros e formou mais de 4 mil mediadores de leitura. Mais de 100 mil jovens, crianças e adultos foram impactados pelo projeto e mais de 2 mil adolescentes participaram do intercâmbio cultural.
Clique aqui e tenha mais informações sobre a Associação Vaga Lume.
Todos pela Educação
A Todos pela Educação é uma organização criada em 2006. O objetivo da organização é assegurar o direito à Educação Básica de qualidade para todos os cidadãos. Para isso, trabalham para melhorar a formulação e implementação de políticas educacionais estruturantes.
Para atingir este objetivo, a organização estabeleceu 5 metas:
- toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola;
- toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos;
- todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano;
- todo jovem com ensino médio concluído até os 19 anos;
- investimento em educação ampliado e bem gerido.
A organização Todos pela Educação também observa e cria relatórios que orientam quanto à situação da educação pública no país. São dados importantes para o desenvolvimento da educação e a compreensão de onde as ações precisam agir.
Os estudos e avaliações sobre a educação pública no Brasil são importantes para identificar as escolas públicas que estão dando certo. A série Educação que dá Certo é um sopro de esperança. Através desta série, é possível afirmar o quanto as escolas públicas de todo o país podem sim ser melhores.
A Todos pela Educação também oferece palestras e cursos voltados para os educadores. Por compreender a importância destes profissionais no desenvolvimento de uma educação de qualidade no Brasil.
Clique aqui e saiba mais sobre os trabalhos, relatórios e ações da Todos pela Educação.
Avante
A Avante atua desde 1991 com o desafio de realizar projetos de caráter social. Trata-se de ações formativas para redes, escolas e empresas. A associação contribui para a formação do cidadão, pela educação. Além do desenvolvimento de tecnologias de intervenção social. Todas as ações são pensadas e articuladas visando à garantia dos direitos sociais básicos.
Um dos projetos da Avante é conhecido como Nossa Rede Educação Infantil. Através dele, ajuda a contribuir com a melhoria da qualidade do atendimento às crianças da educação infantil em Salvador.
Clique aqui e conheça os projetos da Avante.
Conheça como a REDDA+ e você pode ajudar a preservar os povos tradicionais da Amazônia
A REDDA+ é compromissada em desenvolver e colocar em prática projetos interligados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Assim, consegue centralizar mudanças reais em pequenas comunidades e povos tradicionais da Amazônia. Desta forma, auxilia no crescimento e desenvolvimento sustentável, sem ignorar a cultura local e necessidades particulares de cada região.
A educação de qualidade, por exemplo, terá melhores resultados quando articulada com a comunidade. Isto é, quando se compreende o que realmente esta comunidade precisa, no quesito educação. Em uma comunidade como a da região de Portel, no Pará, precisa de uma educação básica que possa interligar com os interesses dos cidadãos. Como, aprender questões relacionadas à floresta.
Os cursos técnicos e profissionalizantes, devem fazer sentido para as necessidades de Portel. Não basta apenas inserir um projeto generalizado e acreditar que funcionará, tudo precisa ser moldado com base na comunidade. A REDDA+ tem este cuidado ao desenvolver seus projetos. Além disso, lê e traduz as outras necessidades que vão responder os demais 16 ODSs.
Confira algumas propostas para a educação de qualidade em Portel, elaboradas pela REDDA+:
- Custeio de bolsas de estudo técnico e universitários;
- Parcerias com UEPA e Unama;
- Formação de professores;
- Educação Ambiental nas Escolas;
- Biblioteca/Biblioteca comunitária;
- Internet/Intranet na Escola.
Para completar, os projetos da REDDA+ estão vinculados aos mecanismos de REDD (Redução de Emissões por Desmatamento de Degradação florestal). Através disso, é possível entrar no mercado de crédito de carbono e gerar investimentos para os projetos. Além disso, consegue-se apoiar e fazer a compensação de carbono.
Por fim, são detalhes que fazem a diferença para a construção de cidades sustentáveis reais. É um modo de mostrar o quanto os pilares da sustentabilidade fazem sentido. Logo, a economia, o meio ambiente e a sociedade precisam estar conectados. Conheça mais detalhes sobre os projetos da REDDA+ aqui.