5 dicas para implementar logística reversa

Processos de logística para empresas mais ecologicamente corretos, ganham cada vez mais espaço. Pensar em todas as etapas e no ciclo de vida do produto deixou de ser um luxo. Trata-se de dar atenção aos descartes diversos, incluindo os de produtos obsoletos. Para isso, separamos algumas dicas para implementar logística reversa no seu negócio.

Mais do que lidar com embalagens que vão para o lixo, a logística reversa lida com produtos eletrônicos deixados de lado. Por isso é tão importante, visto que vivemos na era tecnológica, com gerações de modelos sendo lançados no mercado. A troca constante gera grande quantidade de lixo que impacta diretamente no meio ambiente. Por isso, deve ser melhor tratado. 

Através da logística reversa, as empresas são responsabilizadas pelos seus produtos mesmo quando após o processo de consumo. Assim, devem desenvolver planejamentos que não ignorem os materiais deixados para serem descartados por seus consumidores. 

Motivada por questões ambientais, como os impactos negativos causados por resíduos sólidos, pode gerar soluções alternativas para frear a exploração de recursos ambientais. Um exemplo é o reaproveitamento de produtos descartados. 

Ainda é possível fazer o sistema de troca e devolução de produtos. Podem ser por motivos diversos: não funcionam, com defeito, ou que o cliente quer devolver. Outra questão que envolve a logística reversa é o valor agregado adquirido por uma empresa ao implementar o processo. Afinal de contas, é uma prova de seu compromisso com o meio ambiente. 

Confira agora mais informações e descubra 5 dicas para implementar logística reversa em sua companhia. 

Nesse post tem:

O que é logística reversa?

Em 1990, a logística reversa surgiu como uma forma das empresas se comprometerem com os impactos ambientais causados por suas produções. Através dela, as empresas acompanham mais do que somente o ciclo de vida do produto. Isto é, também se atentam aos produtos descartados após o uso. Ou, simplesmente, quando são trocados por produtos mais modernos. É um acompanhamento pós-venda e pós-consumo.

A logística reversa é a logística preocupada com impacto ambiental causado pelos bens de consumo. Desta forma, as empresas precisam estabelecer ações que considere o descarte dos produtos em geral. Além disso, podem oferecer alternativas para reuso. São nestas etapas que a empresa cria a política de troca e devolução, ou de retorno de embalagens usadas. Evitando o descarte inadequado de produtos e embalagens. 

Assim, as empresas também podem reconsiderar seus resíduos sólidos. Estes, após correta coleta, podem ser ressignificados em novos produtos. Saiba mais detalhes sobre logística reversa em nosso post O que é logística reversa? – Tudo o que você precisa saber.

5 Dicas Para Implementar Logística Reversa

Dicas para implementar logística reversa

A logística reversa precisa de organização, um planejamento estratégico e compromisso com os colaboradores envolvidos. Por isso, é possível afirmar que a estruturação da logística reversa é de suma importância. O plano de ação precisa deixar claro como funciona cada etapa da logística reversa, bem como quem serão seus responsáveis.

Não à toa, a etapa de planejamento é uma das mais complexas e leva tempo. Contudo, não deve ser ignorada se deseja uma logística reversa que realmente funcione. Para tanto, vale a pena considerar algumas dicas para implementar logística reversa. Confira agora: 

Plano de Resíduos Sólidos

O Plano de Resíduos Sólidos será a primeira etapa da implementação da logística reversa em sua empresa. Ele é obrigatório para alguns setores e, indiretamente, pode auxiliar para desenhar as demais ações em logística reversa. 

Implementada através da lei nº12.305/10, chama a atenção para a responsabilidade sob os geradores de resíduos. Isto é, todos que estão direta ou indiretamente envolvidos com resíduos sólidos urbanos devem estar comprometidos com questões ambientais. 

Os resíduos devem ser assistidos durante a produção, na pós-venda e também no pós-consumo. Desta forma, o produto não pode ser apenas produzido e liberado para venda, sem responsabilidades futuras. O fabricante precisa oferecer opções de retorno de embalagens usadas, por exemplo, para serem descartadas corretamente.

Crie canais de atendimento ao consumidor

É muito importante criar canais de comunicação, práticos e eficientes, com o consumidor. Estes canais vão facilitar as ações da política reversa, por exemplo, mostrando os pontos de coleta, ou até datas específicas de coleta. É uma forma de aproximar o consumidor à marca, mostrando que a mesma tem preocupação ambiental. 

Através destes canais, os consumidores vão criando o hábito de efetuar o descarte adequado. Para o fabricante, facilita a etapa de identificar até onde o seu produto está chegando. É também um modo melhorar as informações sobre o cliente e hábitos de consumo. 

Por exemplo, uma empresa de cosméticos pode oferecer descontos, ou pontos extras, para quem descarte as embalagens na loja. Ou, no caso das cápsulas de café, incentivar os clientes a devolverem para a empresa após o uso. 

Neste caso, a relação do produtor pode ser direto com o consumidor final, ou com seus revendedores. Dependerá da opção que julgar mais funcional. Em algumas situações, dá para elaborar um plano híbrido, com a participação de cada um dos envolvidos, além do consumidor.

Capacite seus funcionários

A transparência com os funcionários sobre a implementação da logística reversa na empresa é importantíssima. Além disso, é essencial criar o departamento responsável pela logística reversa, visto que existe uma infinidade de etapas com dinâmica constante. Neste departamento, os funcionários devem ser capacitados em integração com os planos da empresa. 

Os funcionários precisam estar atualizados quanto as informações sobre descartes de resíduos sólidos. Também devem oferecer ideias novas e práticas para realizar a continuidade da logística reversa. Trabalhar com produtos vendidos e consumidos, encontrando seus resíduos, não é fácil. Por isso, tudo deve funcionar perfeitamente, criando protocolos de retorno de materiais, ou tendo controle eficiente do estoque.

Observe que a implantação da logística reversa dependerá muito de qual etapa a sua empresa vai se envolver. Seja como produtor, distribuidor ou como vendedor.  

Faça parcerias com cooperativas

Uma ótima dica para implementar logística reversa é através de cooperativas, que estão mais habituadas a trabalhar na cadeia da reciclagem brasileira. Elas possuem conhecimento, experiência e vivência com resíduos sólidos. As cooperativas de catadores, por exemplo, são importantes intermediários de distribuição da logística reversa. 

Além disso, as cooperativas contribuem para a extensão de vida útil de produtos e embalagens. Isto acontece devido às coletas seletivas, das separações corretas dos resíduos que podem ser reaproveitados para outros fins. Cada cooperativa tem o seu foco, sendo essencial compreender qual está conectado com o objetivo da empresa parceira. 

Use sistema de gestão integrado

Um sistema de gestão integrado pode fazer toda a diferença ao implementar logística reversa. Através dele, a empresa por economizar, reduzir problemas e integrar melhor as etapas e funções presentes na logística reversa. O fluxo da logística reversa e da logística normal precisa estar integrado, para isso, os sistemas informatizados devem ser considerados.

Estes gestores informatizados e integrados podem ser implementados através de empresas terceirizadas, especializadas em logística reversa. E também existem os programas já específicos para serem instalados em sua própria empresa. 

Como implementar logística reversa na sua empresa?

Para implementar logística reversa na sua empresa, considere as dicas que compartilhamos no tópico anterior. Além disso, entenda bem o seu produto para definir as estratégias da logística reversa. Por exemplo, como será a política de devolução e troca, como acontecerá a coleta de produtos consumidos que estão obsoletos. Ou ainda, quais serão as ações tomadas para ajudar na reciclagem de terminados materiais.

Confira alguns passos para implementar a logística reversa na sua empresa:

  • Crie o plano de resíduos sólidos;
  • Escolha a melhor prática para a sua empresa: coleta, reciclagem de embalagens, reutilização de insumos, etc.;
  • Organize o controle de estoque e de finanças relacionadas à logística reversa. Você estará lidando com produtos que estão ‘voltando’ para a empresa;
  • Disponibilize um canal de comunicação específico para a logística reversa;
  • Mantenha os dados atualizados de todo o processo da logística reversa;
  • Capacite seus funcionários;
  • Tenha parcerias com cooperativas.

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