Qual a diferença entre aquecimento global e efeito estufa?

Apesar de serem dois termos cada vez mais utilizados em conversas e notícias, compreender qual a diferença entre aquecimento global e efeito estufa é algo de muita importância e que faz repensar todo o nosso estilo de vida.

Para começar, o aquecimento global é uma consequência de um efeito estufa fora do normal e causa mudanças climáticas. 

O efeito estufa sofre uma desregulação por causa da grande quantidade de emissões de gases, como, por exemplo, o CO2. A alta concentração de gases de efeito estufa impede o controle de calor absorvido pela terra. Por isso, vivemos anos mais e mais quentes, com temperaturas extremas e rastros naturais negativos.

Estas mudanças climáticas acontecem por causa de todo este calor que permaneceu na Terra. Os impactos mudam as temporadas de colheita, de chuva e aumentam a intensidade dos fenômenos da natureza.

Para tentar frear o aquecimento global, e consequentemente as mudanças climáticas, precisamos diminuir as emissões de gases. Por isso, algumas ações como evitar a poluição, fazer reciclagem e impedir queimadas são importantes para baixar o nível das emissões de gases. 

Mas entender a diferença entre aquecimento global e efeito estufa, bem como as influências que os dois fenômenos podem causar no mundo, é um processo urgente de construção de consciência ambiental. 

A REDDA se une nesta preocupação, sendo uma organização que atua na criação de comunidades sustentáveis. Além de desenvolver ações pensando na Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal na região da Amazônia.

Neste post você vai conhecer mais sobre qual a diferença entre aquecimento global e efeito estufa. Além das consequências para o dia a dia e como a REDDA tem participado deste movimento a favor da vida.

Nesse post tem:

O que quer dizer mudanças climáticas?

As mudanças climáticas são as alterações no clima – regional e global. Estas mudanças são resultados de interferências do homem na natureza e afetam todo o ecossistema. 

Ao falarmos sobre mudanças climáticas, estamos lidando com os efeitos colaterais causados, por exemplo, pelo aquecimento global e pelas variações da radiação solar. Enquanto a variação da radiação solar é uma reação natural, o aquecimento global está vinculado ao modo de viver do ser humano. 

Por isso, é possível afirmar que as mudanças climáticas estão relacionadas ao efeito estufa e ao aquecimento global. Entenda qual é a diferença entre aquecimento global e efeito estufa nos tópicos abaixo.

O que é efeito estufa?

O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém a temperatura ideal para vivermos na Terra. Sem o efeito estufa, o planeta precisa lidar com temperaturas abaixo de zero, algo em torno de -18ºC. 

Para se ter uma ideia, a temperatura média da Terra é de 15ºC. Se essa temperatura fosse algo constante, ou seja, sem dias mais quentes ou mais frios, a vida no planeta poderia ser completamente diferente do que estamos acostumados.

O controle de calor na Terra acontece através da concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera. Esta camada de gases ali permite o acesso dos raios solares. Além disso, controla a quantidade de calor absorvida pela superfície e a quantidade que retorna para o espaço. 

Este calor absorvido deve ser o suficiente para manter a temperatura agradável na Terra. Contudo, por causa das altas emissões de gases, este processo natural tem sofrido mudanças alarmantes. 

O que temos acompanhado é o desequilíbrio da retenção de calor na atmosfera. Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), já concentramos gases de efeito estufa em níveis mais altos do que há 3 milhões de anos. A grande quantidade de gases, como o CO2, está retendo muito mais calor do que o necessário. A consequência desta absorção irregular é o aquecimento global. 

O que é aquecimento Global?

O aquecimento global é o termo usado para se referir ao aumento da temperatura na atmosfera e nos oceanos. Este aumento de temperatura é consequência da irregularidade nas trocas de calor da atmosfera, isto é, o desequilíbrio do efeito estufa. A irregularidade acontece pelo alto nível de concentração de gases poluentes, também conhecidos como gases de efeito estufa.

Funciona mais ou menos do seguinte modo: o calor entra e sai da atmosfera em quantidades equilibradas para manter a vida na Terra. Contudo, a concentração dos gases poluentes está bloqueando demais a saída deste calor. É uma conta que não fecha, o calor continua entrando, mas não consegue sair na quantidade adequada.

Por isso, a temperatura média global tem aumentado e em 2020 o aumento foi de cerca de 1,2 graus Celsius, enquanto cientistas afirmavam que o limite era de 1,5 graus Celsius até 2030 . E este limite de aumento já é perigoso. 

Qual a diferença entre aquecimento global e efeito estufa?

O aquecimento global é a consequência de um efeito estufa desequilibrado. Isto é, o aquecimento global é resultado do desequilíbrio nesta transição de calor produzido no efeito estufa.

O efeito estufa é o fenômeno natural que cuida da transição do calor na atmosfera. Neste fenômeno, a temperatura na Terra é mantida em nível ideal para a vivência do ser humano. Ou seja, um efeito estufa controlado e equilibrado não é prejudicial.

Apesar da diferença nos termos, os dois estão completamente relacionados. E, em ambos, as nossas emissões de gases de efeito estufa são questionadas. Precisamos, urgentemente, equilibrar nossas emissões de gases para diminuir a concentração na atmosfera que tem impedido a saída do calor. 

Quais são as causas?

O desequilíbrio acontece por causa do alto índice de concentração de gases de efeito estufa. Segundo o Protocolo de Kyoto, são considerados gases de efeito estufa:

  • Dióxido de Carbono (CO2);
  • Metano (CH4);
  • Óxido Nitroso (N2O);
  • Hexafluoreto de Enxofre (SF6);
  • Hidrofluorcarbono (HFC) e Perfluorcarbono (PFC).

O dióxido de carbono (CO2) já representa cerca de 60% dos gases de efeito estufa e é produzido a partir de queimadas, atividades agrícolas, aumento do uso de transportes, poluição de indústrias, etc. O metano (CH4) é o segundo gás de efeito estufa mais preocupante e está presente na decomposição de resíduos orgânicos (lixões), produção de gado, etc.

A alta concentração dos gases na atmosfera vem da quantidade ilimitada de emissões. Isso impede que parte do calor seja lançada para o espaço, enquanto a outra parte fica na atmosfera. Mais calor na atmosfera, significa temperaturas elevadas na Terra.

Quais são as consequências?

Além de entender qual a diferença entre aquecimento global e efeito estufa, é preciso saber quais as consequências que esse desequilíbrio pode causar.

A mudança climática é uma delas. A desestabilização do clima altera todo o ecossistema do planeta, causando impactos nocivos no meio ambiente e na humanidade.

As consequências já podem ser acompanhadas na vida real, todas vinculadas ao clima atingindo seus extremos. Alguns exemplos são:

  • as estações de calor batendo recordes na temperatura;
  • o derretimento de calotas polares e aumento do nível do mar;
  • tempestades e inundações, além dos movimentos das águas causando tsunamis;
  • os furacões e tornados;
  • cidades testemunham neves e nevascas pela primeira vez;
  • as plantações danificadas por causa das mudanças climáticas;
  • as irregularidades das estações do ano
Reprodução: Unsplash

O que fazer para combater o aquecimento global?

Para combater o aquecimento global, precisamos diminuir o nível de emissões de gases de efeito estufa. Como pessoas, no dia a dia, podemos tomar decisões mais sustentáveis, como evitar o uso de carro, fazer reciclagem, economizar energia. Dá para evitar o plástico da sua vida, confira 7 dicas para você descobrir como evitar o uso do plástico. E até inserir um dia no seu calendário sem consumir carne.

Aproveite para incentivar organizações preocupadas em neutralizar as emissões de carbono. Para isso, vale a pena ficar atento à pegada de carbono. Leia o nosso post O que é pegada de carbono e por que isso afeta a sua vida? para saber como funciona. Desta forma, você atrela o seu consumo consciente à boas empresas.

E, se possível, apoie as organizações preocupadas em manter viva a Floresta Amazônica. Essas iniciativas impactam de forma positiva não só o meio ambiente como também nossas vidas. Você pode conferir mais sobre isso em nosso post Qual é a importância da floresta amazônica?

Como empresas, é preciso encontrar alternativas sustentáveis. Investir em energia renovável, em produtos que tenham um caminho de vida sustentável até o final. Quando necessário, realizar compras de crédito de carbono, para tentar neutralizar o uso dele em processos. E fechar parcerias que fazem sentido no combate ao aquecimento global. 

Enfim, pessoas e empresas devem se unir nestas ações possíveis e sustentáveis. São mudanças no cotidiano que fazem a diferença para frear o aquecimento global. 

Conheça como a REDDA+ e você podem ajudar a preservar a Amazônia

Agora que você já sabe a diferença entre aquecimento global e efeito estufa, lidar com as consequências do desenvolvimento desenfreado é uma necessidade. Seja através de pequenas ações ou grandes projetos, o importante é fazer a sua parte. São trabalhos pensados para comunidades compreenderem a importância da consciência ambiental. Afinal de contas, pensar na natureza é pensar em si mesmo.

A REDDA+ surge destas preocupações entre ser humano e meio ambiente. Por isso, se propõe a investir em projetos que ajudem na construção de uma sociedade de consciência sustentável. O REDD – Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal – é um dos norteadores da REDDA em projetos aplicados em comunidades na Amazônia. 

Em Portel, no Pará, a REDDA+ incentiva o crescimento sustentável, mostrando as possibilidades do desenvolvimento integrado à floresta e autossuficiente. Através destes trabalhos, a REDDA+ também participa de compensações de emissões de carbonos. E faz a sua parte para ajudar no combate ao aquecimento global. 

Clique aqui e saiba mais sobre o nosso trabalho.

Saiba mais sobre O que é REDD?

Redda Crédito de Carbono Compensação de Carbono
Foto: Diego Imai

Post em destaque

Contato

Email: contato@redda.com.br

Tv Rui Barbosa, 1049, Bairro Reduto, CEP: 66053-260, Cidade de Belém,
Estado do Pará

Idioma

© 2023 por Redda+ Projetos Ambientais | Marca e direitos registrados | Política de privacidade | Site por Kiron