O que é logística reversa? – Tudo o que você precisa saber

Você provavelmente já ouviu falar e se perguntou o que é logística reversa, certo? Mas sabia que é um processo importante para preparar as empresas, comerciantes e consumidores para um descarte consciente? 

É através da logística reversa que é possível definir um final no ciclo de vida de produtos. Principalmente dos que causam impactos negativos na natureza. São lixos que não devem simplesmente ser jogados em lixões e aterros sanitários, pois possuem elementos tóxicos e não biodegradáveis em sua composição.

A logística reversa surge como uma solução para lidar com este material de difícil decomposição. Ou ainda, que merece uma atenção redobrada. A ideia da logística reversa é olhar para o percurso do produto de forma contrária, isto é, do consumidor para o fabricante. Aquele produto que vai, deve voltar após venda ou consumo.

Atualmente, o consumo nos levar a ter muitos produtos que ficam obsoletos com o tempo, ou param de funcionar e precisam ser descartados. Em alguns casos, inclusive, é mais uma questão de troca geracional, de moda, como os celulares, computadores e tantos outros eletroeletrônicos. Esses não devem ser jogados no lixo sem responsabilidade ambiental. É aí que entra a logística reversa. 

Para tanto, as empresas precisam se organizar e aplicar o processo que abre portas para um descarte responsável e sustentável. É importante para o bem-estar da sociedade, para manutenção da natureza e agrega valor à marca. Confira agora mais informações e detalhes sobre o que é logística reversa.

Nesse post tem:

O que é logística reversa?

A logística reversa propõe procedimentos que auxiliem o melhor descarte de produtos que já passaram pelo consumo. Isto é, onde e como deverá ser jogado o produto depois que o consumidor deixa de usar. É preciso que haja alternativas sustentáveis, oferecendo oportunidades para estes resíduos serem reaproveitados ou descartados corretamente. 

Este processo deve ser pensado e articulado pelas empresas e responsáveis pela produção e distribuição do produto, ou serviço. Inclusive, a logística reversa é obrigatória para algumas empresas, fabricantes, distribuidores e comerciantes. Por exemplo, produtos como agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes e produtos eletroeletrônicos. 

Na logística reversa também deve ser considerado como será o descarte do produto que retornou para o fabricante por alguma avaria. Desta forma, mesmo os produtos defeituosos, não devem ser simplesmente jogados fora. Eles são avaliados e o destino é redefinido, podendo ser reutilizado, de alguma forma, ou descartado corretamente.

Reprodução: macrovector/Freepix

Como surgiu

O conceito é usado desde 1990, quando as empresas começaram a se preocupar com os impactos de seus produtos pós-venda e pós-consumo. Os produtos considerados mais tóxicos e prejudiciais ao meio ambiente foram os primeiros a serem articulados neste universo de logística reversa. 

Em 2010, a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), fortaleceu a necessidade de expandir a responsabilidade quanto aos descartes. Por isso, aprovou a Lei nº12.305, definindo a logística reversa como um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”

Objetivos

Os objetivos da logística reversa é convocar os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes a serem responsáveis com o ciclo de vida do produto. A PNRS prevê 15 objetivos da logística reversa, todos os objetivos estão vinculados ao bem-estar socioambiental. É um movimento para diminuir o impacto causado pelo descarte incorreto de lixos tóxicos e não biodegradáveis. 

Confira os objetivos:

  • proteção da saúde pública e da qualidade ambiental;
  • não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos; 
  • estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços; 
  • adoção, desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias limpas como forma de minimizar impactos ambientais; 
  • redução do volume e da periculosidade dos resíduos perigosos; 
  • incentivo à indústria da reciclagem, tendo em vista fomentar o uso de matérias-primas e insumos derivados de materiais recicláveis e reciclados; 
  • gestão integrada de resíduos sólidos; 
  • articulação entre as diferentes esferas do poder público, e destas com o setor empresarial, com vistas à cooperação técnica e financeira para a gestão integrada de resíduos sólidos; 
  • capacitação técnica continuada na área de resíduos sólidos; 
  • regularidade, continuidade, funcionalidade e universalização da prestação dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, com adoção de mecanismos gerenciais e econômicos que assegurem a recuperação dos custos dos serviços prestados, como forma de garantir sua sustentabilidade operacional e financeira, observada a Lei nº 11.445, de 2007; 
  • prioridade, nas aquisições e contratações governamentais, para: a) produtos reciclados e recicláveis, b) bens, serviços e obras que considerem critérios compatíveis com padrões de consumo social e ambientalmente sustentáveis; 
  • integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis nas ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos; 
  • estímulo à implementação da avaliação do ciclo de vida do produto; 
  • incentivo ao desenvolvimento de sistemas de gestão ambiental e empresarial voltados para a melhoria dos processos produtivos e ao reaproveitamento dos resíduos sólidos, incluídos a recuperação e o aproveitamento energético; 
  • estímulo à rotulagem ambiental e ao consumo sustentável. 

Tipos

A logística reversa é um sistema que pode ser definido em dois tipos. Ambos estão atrelados à relação consumidor, produto e fabricante. Sendo necessário estabelecer uma comunicação transparente sobre importância da logística reversa para todos. Conheça mais detalhes sobre os dois tipos:

  • logística reversa pós-venda. A logística reversa pós-venda funciona para lidar com o produto que retorna para a cadeia de produção. Normalmente, são produtos que chegaram à mão do consumidor, mas, por algum motivo, foram devolvidos. Os motivos são diversos, pode ser por defeito, algum erro no processamento do pedido, validade vencida, etc. Neste caso, a empresa fará a recepção deste produto para ser analisado quais serão os próximos passos.
  • logística reversa pós-consumo. A logística reversa pós-venda é preocupada com o produto que finalizou seu ciclo de vida com o consumidor. Isto é, ele foi comprado, usado e já está passando pela etapa de descarte. Normalmente, este produto é considerado impróprio para o consumo primário, quer dizer que não pode ser vendido como novo. Neste caso, as análises por parte da empresa serão importantes para definir como será feito o descarte do produto. 

Em ambos os tipos de logística reversa, a empresa responsável pelo produto deverá se organizar para receber os produtos e redirecioná-los. 

Minha empresa precisa de logística reversa?

A sua empresa precisa de logística reversa, primeiro porque é previsto por lei. Sendo assim, sua empresa não pode se isentar desta responsabilidade com o ciclo completo do seu produto. Além disso, é uma mudança que gera benefícios, bem como, eleva o valor agregado da sua marca. Considere mais algumas vantagens da logística reversa.

Vantagens

A logística reversa traz vantagens importantes para a empresa, além de ser boa para o meio ambiente. Por exemplo, o plano de ação para receber os produtos da logística reversa pós-venda oferece informações sobre as falhas de seus produtos. É uma forma de conseguir melhorar os processos internos, realizando ajustes de gestão de qualidade. 

Além disso, um reaproveitamento de matéria-prima tende a causar saldos positivos na economia da empresa. É também uma forma de ter um diferencial na sua empresa, ante as preocupações atuais com relação ao consumo e meio ambiente.

Como implementar logística reversa

Para implementar a logística reversa é preciso desenvolver um plano de ação dos resíduos sólidos. A partir dele, sua empresa terá um cenário melhor sobre as ações necessárias para a coleta dos produtos. E as demais atividades que envolvem a reciclagem ou reutilização destes materiais coletados. 

É um processo que demanda atenção e tempo, por isso, faça por etapas. Não esqueça de ter em mente que o seu produto precisa mostrar ao consumidor que ele deve ser descartado corretamente. A logística reversa é um processo contrário, como o próprio nome indica. Desta forma, o consumidor deve devolver para o comerciante e o comerciante para o distribuidor ou fabricante.

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Foto: Diego Imai

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