Passeios Sustentáveis na Amazônia – 9 lugares para conhecer

Uma das melhores maneiras de realmente conhecer um lugar é visitando a região e descobrindo tudo o que pode ser visto por lá. É aí que entram os passeios sustentáveis na Amazônia. Além de mostrarem um outro lado da região norte, são ideais para apoiar projetos importantes e se inspirar sobre a conservação e preservação da Amazônia. Existem opções em acomodações sustentáveis, experiências inesquecíveis e ainda a interação com a flora e a fauna local.

A Amazônia por si só surpreende devido à rica biodiversidade e toda a sua singularidade. A beleza e riqueza natural são os grandes chamarizes desta região. Não é para menos, mas a cultura local também surpreende. São estilos de vida diferentes das grandes cidades e ainda há muita gastronomia típica para provar.

Neste post você conhecerá alguns passeios sustentáveis na Amazônia imperdíveis. Dá para conhecer os povos tradicionais, os botos e até o encontro das águas. Se permita conhecer a Amazônia para além dos arredores de Manaus. No Pará, uma ilha banhada por rios e pelo mar, e ainda tem o incrível Monte de Roraima.

Os passeios sustentáveis na Amazônia são um convite à reflexão sobre a nossa responsabilidade com o meio ambiente. É quase impossível não retornar pensando em tudo o que foi visto e vivido, articulando com nosso estilo de vida. Certamente, é uma forma de se inspirar quanto aos cuidados que devemos ter com a natureza.

Nesse post tem:

Passeios sustentáveis na Amazônia

O Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (Proecotur Amazônia) foi criado justamente para auxiliar o desenvolvimento do ecoturismo. Agregado aos cuidados da sustentabilidade, é possível oferecer experiências e conhecimento aos visitantes, de baixo impacto ambiental.

Já são 15 pólos de ecoturismo que abrangem cerca de 152 municípios da região. Os estados envolvidos são: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Algumas empresas, inclusive, são especializadas em viagens por estas regiões, auxiliando na manutenção da natureza.

Os passeios sustentáveis na Amazônia podem ser feito por terra ou água. As florestas são terrestres e alagadas, por isso, alguns passeios de barco adentram pelas florestas. Tudo depende da região que será visitada e a época do ano. Inclusive, a paisagem muda consideravelmente devido às temporadas de chuva e seca.

O fato é que pelas estradas de terra ou pelos rios, a Amazônia surpreenderá. O modo exótico de viver, a variedade de plantas e animais são fatores que emocionam. E, claro, toda a amplitude da floresta e dos rios. Alguns passeios podem ser integrados, desta forma, você aproveita ao máximo o que a Amazônia tem para oferecer.

Deslumbre o encontro entre o Rio Negro e o Rio Solimões

O encontro das águas dos Rios Negro e Solimões é um dos passeios tradicionais na Amazônia. Impossível não se deslumbrar e se perguntar ‘como as águas não misturam?’. É uma beleza para ficar na memória para sempre e o passeio pode ser feito em uma embarcação regional.

Durante o trajeto, é possível observar uma parte da floresta, em alguns casos, até adentrar nela. Também existem passeios que incluem passagens pelos povos tradicionais e ribeirinhos, e momento para observar as casas em palafitas. Alguns passeios chegam a incluir almoço em um restaurante sobre palafitas com deliciosa culinária local.

Reprodução: Tripadvisor

A infinidade de vitórias-régias no Parque Ecológico do Lago Janauari

O Parque Ecológico do Lago Janauari está próximo do encontro das águas. Nele é possível admirar toda a riqueza da natureza em meio ao rio. Uma das grandes belezas desta região é a concentração de vitórias-régias, considerada a maior planta aquática do mundo. A planta típica da amazônia pode atingir 2,5 metros de diâmetro e pesar cerca de 40kg.

Reprodução: Tripadvisor

Aventura na trilha ecológica das Samaúmas em Ilha de Santana

A Ilha de Santana, no Amapá tem uma das trilhas mais encantadoras da Amazônia. Através desta trilha ecológica é possível adentrar a floresta, conhecer aldeias típicas e ainda dá para fazer passeio em canoa. O uau fica por conta dos mais de 50 metros de altura da Árvore Samaúma e toda a sua grandiosidade. É um bom momento para provar os pratos locais, como o pirarucu.

Reprodução: Instagram @nascimentofotografo

Conheça uma tribo indígena na Amazônia

A experiência vivenciada no breve convívio com uma tribo indígena na Amazônia é inesquecível. Você poderá entender mais sobre a cultura e os hábitos de vida destes povos. Não são todas as tribos que recebem os turistas, para isso, é preciso pesquisar.

Algumas das tribos que recebem visitantes são: a tribo Dessana, na Amazônia e as aldeias Yawanawá, no Acre. Estas tribos são um pouco mais modernas, porém, mantém suas tradições e culturas. Por isso, é uma boa forma de conhecer os índios.  

Aprecie o extrativismo, a fauna e a flora

Conhecer o extrativismo na Amazônia é um passeio sustentável interessante, você conhecerá povos tradicionais que dependem da floresta para viver. As reservas extrativistas são interessantes por serem áreas de preservação e conservação, por isso, há muita fauna e flora típica. É uma experiência envolvente, você poderá acompanhar a extração de algum fruto e como funciona o processo.

Foto: Diego Imai

Explore o ecoturismo em Presidente Figueiredo

Na região metropolitana de Manaus, Presidente Figueiredo é conhecido pelas cachoeiras e grutas incríveis. Tenha muito contato com a biodiversidade da região na trilha para a Caverna do Maroaga, que passa por dentro da floresta. A entrada da caverna é protegida por uma bela queda d’água, no percurso, encontre a Cachoeira de Iracema.

Presidente Figueiredo tem mais de 100 quedas d’água. Por isso, será possível encontrar opções para todos os tipos de viajantes. A Cachoeira da Neblina é considerada a maior, são mais de 30 metros, mas também é a mais difícil de acessar. São 6km de trilha para ir (e 6km para voltar), em meio à mata fechada.

Reprodução: Tripadvisor

Navegue pelo arquipélago de Anavilhanas e aprecie os botos

O arquipélago de Anavilhanas está próximo do município de Novo Airão, no rio Negro. A quantidade de ilhas de Anavilhanas é definida pelo volume das águas do rio, podendo chegar a 400 ilhas (para mais, ou menos). Anavilhanas é considerado um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo.

A área foi transformada em Parque Nacional de Anavilhanas para ajudar na preservação e ainda permitir a visitação. Desta forma, é possível passear de barco pelas trilhas aquáticas de igapó, adentrando pelas florestas alagadas. É o lugar ideal para apreciar os botos, no Flutuante dos Botos. Outra característica curiosa da região são as praias que surgem nos períodos de seca.  

Reprodução: Tripadvisor

A inusitada Ilha do Marajó, pertinho de Belém do Pará

Um dos passeios sustentáveis na Amazônia que não pode faltar na sua lista é a Ilha do Marajó, considerada o maior arquipélago fluviomarinho do mundo. Tem uma área de quase 50mil km² com mais de 2 mil ilhotas. No norte do Pará, a ilha é banhada pelo rio Amazonas, rio Tocantins e recebe águas do Oceano Atlântico. É uma região de beleza exótica e tradições antigas. 

O búfalo é uma referência na Ilha do Marajó. Estes animais que chegaram por acidente na ilha, são muito importante para a economia da região. O animal também é usado como meio de transporte, existem, inclusive, alguns passeios para turistas.

Reprodução: Tripadvisor

O estonteante Monte de Roraima

O Monte de Roraima está na divisa da fronteira tríplice entre o Brasil, a Guiana e a Venezuela. Apenas 5% do monte está no Brasil, 10% na Guiana e 85% na Venezuela. Inclusive, devido a essa divisão, não é possível acessar o Monte via Brasil. O acesso está na cidade de Santa Elena de Uairén, na Venezuela.

No Brasil, o Monte de Roraima tem 2.734,10 metros de altitude e os aventureiros podem aproveitar o cume com tranquilidade. Toda a extensão do platô chega a mais de 34km². A trilha é para os que estão acostumados a fazer caminhadas longas e com dificuldades. Os labirintos de paredões e a vista do alto fazem valer a pena todo o esforço.

Reprodução: Tripadvisor

Conheça a REDDA+ e os projetos na Amazônia

A REDDA+ é uma organização especializada em desenvolver projetos com responsabilidade social, econômica e ambiental. São propostas articuladas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Ao decidir se apoiar nas ODSs a REDDA+ reafirma a preocupação em soluções completas e integradas com a natureza. Mais ainda, compreende a importância de ouvir a sociedade que receberá os investimentos, para não ignorar as necessidades prioritárias.

Com estes detalhes em mente que a REDDA+ iniciou o seu projeto em Portel, no Pará. Um projeto pensado para articular com a cultura tradicional, o contato com a natureza e as necessidades econômicas.

Para além da região, a REDDA+ também está apoiada nos mecanismos REDD. Através destes mecanismos a REDDA+ se posiciona como uma facilitadora entre transições de crédito de carbono. É um modo de ajudar no incentivo do mercado de carbono e na diminuição dos impactos ambientais provenientes de gases de efeito estufa.  

A soma dos ODSs e de REDD são importantes para a elaboração e implantação de projetos sustentáveis. Inclusive, no desenvolvimento de cidades sustentáveis na região da Amazônia. É uma forma de auxiliar na preservação da natureza e das culturas tradicionais que a rodeiam. Estas comunidades, por sua vez, também são essenciais para a conservação das florestas. Clique aqui e saiba mais sobre os trabalhos da REDDA+.

Redda Crédito de Carbono Compensação de Carbono
Foto: Diego Imai

Post em destaque

Contato

Email: contato@redda.com.br

Tv Rui Barbosa, 1049, Bairro Reduto, CEP: 66053-260, Cidade de Belém,
Estado do Pará

Idioma

© 2023 por Redda+ Projetos Ambientais | Marca e direitos registrados | Política de privacidade | Site por Kiron