É importante entender qual a importância do dia da Consciência Negra para usar a data como um momento de reflexões. É também a oportunidade de desenvolver atividades que mostrem a importância do povo negro na história do Brasil, do passado ao presente. O dia da Consciência Negra acontece em 20 de novembro e remete a história de Zumbi dos Palmares.
Na Amazônia, existem comunidades quilombolas e a Redda+ está envolvida com algumas delas para ajudar na construção de uma qualidade de vida sustentável. Para este apoio, há cuidados relacionados às preocupações ambientais, sociais, culturais e econômicas. Tudo é realizado com respeito às comunidades, suas raízes e histórias que são tão importantes quanto a sobrevivência.
Neste post, compartilhamos informações sobre qual a importância do dia da Consciência Negra e a origem da data. Ainda conhecerá um pouco sobre a história de Zumbi dos Palmares e como ele está relacionado ao dia da Consciência Negra. Por fim, saiba quais são os estados e municípios brasileiros que instituíram feriado na data.
Nesse post tem:
- O que é o dia da Consciência Negra?
- Como surgiu a data?
- Quem foi Zumbi dos Palmares?
- Qual a importância do dia da Consciência Negra?
- Conheça a Redda+
O que é o dia da Consciência Negra?
No dia da Consciência Negra é evidenciado a relevância histórico-social do negro na sociedade. É uma oportunidade para refletir sobre o entendimento e compreensão das complexidades que a escravidão trouxe ao Brasil. Relembrando a luta dos negros escravizados contra o sistema escravista. E, é importante não ignorar que há desigualdades, violência e preconceitos contra a população negra na sociedade atual.
Qual é o dia da Consciência Negra?
No Brasil, o dia da Consciência Negra é em 20 de novembro. A data não é considerada feriado nacional. No Brasil, apenas os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro constituíram o feriado. Mas, mais de mil cidades no país também aderiram à data como feriado municipal, algumas delas são:
- Bahia: Alagoinhas, Camaçari e Serrinha.
- Espírito Santo: Cariacica e Guarapari.
- Goiás: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Flores de Goiás e Santa Rita do Araguaia.
- Maranhão: Pedreiras.
- Minas Gerais: Além Paraíba, Betim, Guarani, Ibiá, Jacutinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Santos Dumont e Sapucaí-Mirim.
- Paraíba: João Pessoa.
- Paraná: Guarapuava e Londrina.
- Santa Catarina: Florianópolis.
- São Paulo, além da capital, são: Aguaí, Águas da Prata, Águas de São Pedro, Altinópolis, Americana, Américo Brasiliense, Amparo, Aparecida, Araçatuba, Aracoiaba da Serra, Araraquara, Araras, Bananal, Barretos, Barueri, Bofete, Borborema, Buritama, Cabreúva, Caieiras, Cajobi e Campinas. Campos do Jordão, Canas, Capivari, Caraguatatuba, Carapicuíba, Charqueada, Chavantes, Cordeirópolis, Cruz das Almas, Diadema, Embu, Embu Das Artes, Estância De Atibaia, Florida Paulista, Franca, Franco Da Rocha e Francisco Morato. Getulina, Guaíra, Guarujá, Guarulhos, Hortolândia, Ilhabela, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itapeva e Itapevi. Itararé, Itatiba, Itu, Ituverava, Jaguariúna, Jambeiro, Jandira, Jarinu, Jaú, Jundiaí, Juquitiba, Lajes, Leme, Limeira, Mauá, Mococa, Paraíso e Paulo de Faria. Pedreira, Pedro de Toledo, Pereira Barreto, Peruíbe, Piracicaba, Pirapora do Bom Jesus, Porto Feliz, Ribeirão Pires. Ribeirão Preto, Rincão, Rio Claro, Rio Grande Da Serra, Salesópolis, Salto, Santa Albertina, Santa Isabel, Santa Rosa de Viterbo, Santo André. Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São João Da Boa Vista, São Vicente, Sete Barras, Sorocaba, Sumaré, Suzano e Votorantim.
- Tocantins: Porto Nacional.
De certa forma, os estados e municípios que aderiram à data, mostram que entendem qual a importância do dia da Consciência Negra.
Como surgiu a data?
Em 2003, o Dia da Consciência Negra foi incluído nos calendários escolares, mas apenas em 2011 que ela é considerada uma data oficial. A Lei 12.519, de 2011, constituí a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data escolhida foi também o dia em que Zumbi dos Palmares foi morto em uma emboscada.
Zumbi dos Palmares, o maior líder do Quilombo dos Palmares, foi capturado, assassinado e degolado em 20 de novembro de 1695. Zumbi é considerado um importante personagem na história real do Brasil que lutou e resistiu contra a escravidão de povos de origem africana.
O Quilombo dos Palmares é considerado o maior e mais duradouro dos quilombos no Brasil. Apesar da ausência de materiais históricos, acredita-se que durante 100 anos, o Quilombo dos Palmares abrigou entre 20 mil e 30 mil habitantes. A região da Serra da Barriga era onde estava o quilombo, atualmente esta região é o estado de Alagoas.
Quem foi Zumbi dos Palmares?
Zumbi dos Palmares nasceu em 1665 e foi líder do Quilombo dos Palmares por quase 15 anos. Ele também foi um dos grandes responsáveis pela resistência de negros contra a escravidão, precisando enfrentar muitas batalhas. Zumbi iniciou a liderança em Quilombo dos Palmares após a morte do antigo líder, Ganga Zumba.
Zumbi dos Palmares foi considerado um grande estrategista militar, mas foi morto em uma emboscada, após a ‘traição’ do quilombola Antônio Soares. Diz a história que Antônio Soares revelou o esconderijo de Zumbi dos Palmares aos bandeirantes em troca de sua liberdade.
E foi em novembro de 1695 que as tropas de Domingos Jorge Velho conseguiram capturar Zumbi. O capitão Furtado Mendonça, em comprimento das ordens de Velho, assassinou Zumbi, depois o decapitou e pendurou a cabeça em uma praça pública. Após a morte do líder, os quilombolas foram destruídos.
Apesar da destruição das comunidades quilombolas no passado, atualmente, existem outras comunidades no Brasil.
Clique aqui e leia mais informações sobre as Comunidades Quilombolas na Amazônia.
Qual a importância do dia da Consciência Negra?
O dia da Consciência Negra é um importante dia para o reconhecimento da cultura negra como parte integrante da cultura brasileira. É um momento para abrir conversas sobre a atual situação da população negra na sociedade, como está caminhando o processo de integração. Por isso, é importante entender que o dia não é de comemoração, mas de conscientização e reflexão.
Por exemplo, no Brasil, apesar de grande parte da população se autodeclarar negra (pretos ou pardos), eles são os de menor renda média. Esta desigualdade é uma influência da escravidão, que precisa ser revista continuamente. Além da questão econômica, os inúmeros casos de violência acontecem em maior proporção na população negra, além da discriminação e da evasão escolar.
O dia 20 de novembro é um momento para relembrar a história e repensar as ações no presente com os negros no Brasil. Investindo em mudanças reais, ao invés de continuar negando a inexistência de racismo no país. É o momento de celebrar a cultura afro-brasileira e unir forças na luta do povo negro.
Conheça como a Redda+ e você podem ajudar a preservar a Amazônia
A Redda+ é uma organização preocupada em desenvolver projetos sustentáveis para auxiliar comunidades no crescimento e desenvolvimento. Utilizando dos mecanismos REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) para orientar a aplicação dos projetos na região da Amazônia. Além de se apoiar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Todos os projetos da Redda+ são articulados com as comunidades ribeirinhas e quilombolas, buscando um equilíbrio entre a natureza e o desenvolvimento socioambiental.
No Pará, a atuação da Redda+ inclui a preservação da biodiversidade da fauna no ecossistema por meio de instalação de câmeras nos territórios parceiros. E as comunidades recebem atenção relacionada à saúde básica e orientação de atividades econômicas sustentáveis.
Um dos projetos da Redda+ acontece em Portel, no Pará, clique aqui e confira os detalhes.