Agricultura sustentável no Brasil – O que é? Qual a importância? e os Desafios

A agricultura sustentável no Brasil é o resultado de anos de mudanças. O objetivo é encontrar um equilíbrio entre o fornecimento de produtos agrícolas e o bem-estar da natureza. Além de entender a importância de oferecer um ambiente de trabalho saudável para os trabalhadores do campo. 

Para completar, alguns estudos afirmam que a agricultura sustentável e fome zero estão vinculados. Esse tipo de agricultura lida com o desperdício que está, inclusive, vinculado ao modo como se usa os recursos naturais. Logo, por meio da agricultura sustentável, espera-se encontrar soluções para lidar com escassez de recursos naturais.

Os benefícios oferecidos pela agricultura sustentável também estão atrelados à qualidade da comida que vai para o prato das pessoas.

As práticas da agricultura sustentável buscam soluções que reduzam ao máximo o uso de agrotóxicos e pesticidas tão tóxicos ao ser humano. Também nocivos ao meio ambiente. É uma agricultura que entende a importância de valorizar o todo: do produto que está sendo manipulado até as pessoas que irão consumi-lo.

Nesse post tem:

O que é Agricultura Sustentável?

A agricultura sustentável é um cultivo realizado respeitando o meio ambiente, além de ter um investimento para reduzir os custos de produção. Essa redução também está atrelada ao uso inteligente dos recursos naturais, evitando o desperdício nos processos.

A produção de alimentos na agricultura sustentável também considera a ausência de agrotóxicos ou, pelo menos, a redução dos mais tóxicos.

Logo, os princípios da agricultura sustentável estão atrelados ao uso de práticas agrícolas que consideram o bem-estar da natureza e da sociedade.

Para atingir esse objetivo, são usadas técnicas e tecnologias na redução do uso de recursos naturais não renováveis, criando oportunidades eficazes nas plantações. Há também uma preocupação em oferecer um ambiente de trabalho justo aos agricultores.

O que é curioso é que há uma tendência crescente de consumidores que compreendem a importância dos produtos atrelados à agricultura sustentável. A preocupação dos consumidores em serem envenenados pelos produtos químicos usados nos alimentos afeta os produtores.

Então, de certa forma, a agricultura sustentável se apresenta como uma solução para produtores que desejam continuar no mercado. É uma alternativa para produzir com eficiência e sem pesar no bolso.

agricultura sustentavel no brasil e no mundo
Reprodução: Unsplash

Como funciona?

A agricultura sustentável funciona a partir da criação de um planejamento, considerando as mudanças necessárias e a importância da viabilidade do negócio. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação a agricultura sustentável é:

“o manejo e a conservação da base de recursos naturais e a orientação tecnológica e institucional, de maneira a assegurar a obtenção e a satisfação contínua das necessidades humanas para as gerações presentes e futuras. Tal desenvolvimento sustentável (agricultura, exploração florestal e pesca) resulta na conservação do solo, da água e dos recursos genéticos, animais e vegetais, além de não degradar o ambiente, ser tecnicamente apropriado, economicamente viável e socialmente aceitável.”

As práticas da agricultura sustentável que a fazem funcionar, se interconectam. Apesar disso, podem ser iniciadas independentemente, e, gradualmente, o agricultor se adapta às novas práticas. Confira algumas práticas para a agricultura sustentável funcionar:

  • A saúde do solo é importante para a agricultura sustentável, logo os métodos da agricultura devem considerar a utilização de métodos para promover a saúde do solo. Mas, deve-se considerar também o quanto a atividade está poluindo o ar e a água. 
  • Redução do uso da água, dá para usar sistemas de captação de águas da chuva, reaproveitando a água para irrigação. Também existem outras técnicas, que devem ser estudadas pensando na necessidade do produtor.
  • Diminuição dos níveis de poluição na propriedade agrícola. Da quantidade de adubos químicos, a não utilização de pesticidas, até outras ações. É possível investir em técnicas sustentáveis como a fixação biológica de nitrogênio. A prática da agricultura orgânica é uma ótima solução.
  • Outra prática da agricultura sustentável é o uso da agroenergia, um meio de utilizar a energia produzida no campo, para realizar as ações agrícolas.
  • Não desmatar áreas verdes para ampliação de áreas agrícolas. É preciso considerar o espaço verde, identificar a real necessidade dessa ampliação antes de simplesmente ir desmatando.
  • Respeitar as leis trabalhistas dos trabalhadores do campo e investir em capacitação profissional.

Onde é mais utilizada?

A agricultura sustentável vem ganhando espaço nos países, ainda não existem listas específicas de quais mais utilizam as técnicas.

E, existe a questão da proporção dos territórios, por exemplo, a pequena Holanda é reconhecida mundialmente pela elevada produção agrícola. A Austrália e a Argentina também costumam aparecer na lista de investimento em agricultura orgânica.

O Brasil, por exemplo, é um dos países que têm demonstrado avanços na produção agrícola sustentável. Apesar do histórico ruim sobre desmatamentos e elevado índice de agrotóxicos, o país cresce em produtividade baseada em tecnologia e ciência. 

O mercado orgânico tem crescido e o Brasil já entra na lista dos maiores produtores de orgânicos no mundo. O país já apresenta quase 30 mil produtores orgânicos, e o Paraná é o estado com maior número de produtores rurais orgânicos.

mão negra segura muda de planta durante o dia
Reprodução: Unsplash

Quais os benefícios da Agricultura Sustentável?

Os benefícios da agricultura sustentável estão atrelados ao bem-estar da sociedade, do meio-ambiente e da economia. Por meio das técnicas de agricultura sustentável é possível diminuir os impactos ambientais, oferecendo alternativas menos agressivas.

Além disso, há uma melhora do ambiente de trabalho para os trabalhadores rurais. Confira alguns dos benefícios da agricultura sustentável:

  • diminui o desperdício;
  • o uso dos recursos naturais é otimizado, por exemplo, promove melhor gestão de água;
  • o abastecimento futuro fica menos comprometido;
  • os alimentos produzidos são mais saudáveis e seguros;
  • o solo é menos agredido, garantindo mais qualidade para a continuidade do uso;
  • há uma padronização na qualidade da matéria-prima;
  • garante a diversidade nas lavouras e na biodiversidade;
  • melhora a qualidade da vida no campo;
  • os consumidores e fornecedores estabelecem uma relação de bem-estar social, há uma melhora da imagem. 
agricultura sustentável embrapa
Reprodução: Unsplash

Exemplos de Agricultura Sustentável no Brasil

A agricultura sustentável no Brasil vem tentando acontecer desde 1976, quando o agrônomo José Lutzemberger fez críticas severas ao sistema convencional. Além deles, outros estudiosos levantaram discussões sobre a agricultura brasileira, principalmente em relação ao uso de agrotóxicos. 

Na década de 1980, a engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi, publicou sobre a importância do manejo ecológico. E, seus estudos foram essenciais para o desenvolvimento do movimento agroecológico brasileiro. É uma demonstração de como o país possui profissionais e pesquisadores preocupados em inserir a agricultura sustentável.

Por meio da agricultura sustentável, o Embrapa, órgão ressalta a importância das aplicações das técnicas sustentáveis na agricultura. O Brasil acompanha um crescimento na produção de produtos orgânicos e mais consumidores estão seletivos na escolha do alimento que vai à mesa. A agricultura orgânica é um dos exemplos de agricultura sustentável no Brasil.

Outros exemplos de agricultura sustentável no Brasil estão relacionados à diminuição de ampliação de áreas agrícolas, entendendo a importância do não desmatamento. Há também grande investimento em energia renovável. Outras técnicas usadas na agricultura sustentável no Brasil:

  • o sistema de rotação de culturas;
  • o manejo integrado de pragas;
  • aproveitamento de dejetos animais para a produção de biogás, transformando em energia elétrica;
  • a captação de água da chuva para reutilizar a água nas irrigações;
  • sistemas agroflorestais;
  • etc.

Em maio deste ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), lançou uma campanha incentivando o produto orgânico. O programa é uma resposta de apoio ao número de produtores orgânicos que teve um crescimento de 450% do ano passado para 2022.

Estes são produtores regularizados pelo Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO). E, nesse caso, falamos de um dos meios de se praticar a agricultura sustentável.

tipos de agricultura no brasil
Reprodução: Unsplash

Conheça como a Redda+ e você podem ajudar a preservar a Amazônia

A Redda+ é uma organização preocupada em aplicar ações sustentáveis para auxiliar o crescimento e desenvolvimento de comunidades na região da Amazônia. Para isso, cria projetos usando os mecanismos REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal). Além de se apoiar nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Os projetos são elaborados a partir das necessidades da comunidade que receberá as ações. Por exemplo, atualmente, a Redda+ está interagindo com uma comunidade em Portel, no Pará.

Nesse projeto há atendimento médico, ações que auxiliam a melhorar a qualidade de vida dos moradores, além de cursos de capacitações e orientações. É uma tentativa de mostrar a possibilidade de crescimento mantendo o equilíbrio nas questões econômicas, sociais, ambientais e culturais.

Ainda em Portel, a Redda+ ofereceu um curso de criação de abelhas sem ferrão. O curso foi oferecido em colaboração com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR Bio).

A meliponicultura é uma atividade econômica importante para lidar com a perda de biodiversidade, auxiliando no uso sustentável dos ecossistemas. É também uma cadeia produtiva que leva segurança alimentar e renda para as famílias agroextrativistas na Amazônia.

Além do incentivo no crescimento sustentável, a Redda+ realiza a inserção de oxigênio na atmosfera, para compensar as emissões de carbono excessivas. Clique aqui e entenda mais sobre os projetos da Redda+ e como suas ações têm gerado resultados positivos nas comunidades e povos tradicionais da Amazônia.

Redda Crédito de Carbono Compensação de Carbono
Foto: Diego Imai

Post em destaque

Contato

Email: contato@redda.com.br

Tv Rui Barbosa, 1049, Bairro Reduto, CEP: 66053-260, Cidade de Belém,
Estado do Pará

Idioma

© 2023 por Redda+ Projetos Ambientais | Marca e direitos registrados | Política de privacidade | Site por Kiron