Não é muito simples entender como fazer compensação de carbono porque o termo ainda gera dúvidas e polêmicas. Por isso, neste post, tentamos esclarecer algumas questões. Tenha em mente que é uma alternativa criada para tentar minimizar os impactos do excesso de emissões de gases de efeito estufa. E, pode ser realizada por pessoas físicas e empresas, além de abrir espaço para parcerias colaborativas.
A Redda+ está muito envolvida com a compensação de carbono por meio de seus projetos sustentáveis e plantando árvores. É um meio de contribuir com a sociedade e a natureza, mostrando que é possível encontrar um equilíbrio nesta relação.
Nesse post tem:
- O que é a compensação de carbono?
- Por que é tão importante fazer compensação de carbono?
- Como fazer compensação de carbono?
- Conheça a Redda+
O que é a compensação de carbono?
O meio ambiente está passando por um período turbulento devido ao excesso de gases de efeito estufa na atmosfera. As consequências destes gases na natureza e na sociedade são assustadoras, a mais conhecida tem relação com o aquecimento global. Além das diversas ações colocadas em práticas para lidar com este problema, há a compensação de carbono.
A compensação de carbono surge como uma proposta de tentar frear os impactos nocivos destas emissões de gases. Logo, a compensação de carbono funciona como uma espécie de indenização devido à degradação ambiental. A partir do momento que se mexe no ‘bolso’ das empresas e envolvidos, espera-se frear as consequências causadas pelas emissões de poluentes.
Compensação vem do verbo compensar que significa “corrigir”, “anular”, “equilibrar”. Assim, uma empresa, organização ou instituição se compromete a calcular as emissões de gases de efeito estufa. E, com a proposta de “equilibrar” estes gases na atmosfera, os envolvidos realizam alguma ação que demonstre as tentativas de diminuir as emissões.
Nem sempre esta mesma empresa consegue diminuir as suas emissões, então, ela “compra” créditos de carbono de outra empresa que conseguir. Criando assim o mercado de crédito de carbono. No geral, a compensação de carbono tem vantagens e desvantagens, uma das vantagens é que algumas instituições recebem investimentos para projetos sustentáveis.
Clique aqui e leia mais detalhes sobre a compensação de carbono em nosso post
Por que é tão importante fazer compensação de carbono?
Por meio da compensação de carbono, acredita-se que o desenvolvimento sustentável está sendo estimulado. Relembrando a importância de se manter cuidados para não destruir ainda mais a natureza. É também uma forma de estimular as pessoas e empresas a pensarem sobre a quantidade de gases que emitem para a atmosfera.
Esta autorreflexão impulsiona os envolvidos em apoiar propostas mais sustentáveis, mudando o comportamento dos negócios visando o bem-estar da natureza e sociedade. Além de ter uma melhor precisão sobre a quantidade de gases poluentes que tem produzido. É possível mudar o cenário na empresa? Quais alterações colaboraram para evitar as emissões? E, como é possível apoiar projetos sustentáveis por meio da compensação?
Clique aqui e leia detalhes sobre como funciona o mercado de crédito de carbono no Brasil
Como fazer compensação de carbono?
Plante árvore
O plantio de árvores é um dos métodos mais antigos e simples de se compensar carbono. Ele pode ser realizado em grandes ou pequenas quantidades, por empresas, políticas públicas e cidadãos. Você pode incentivar um movimento de plantio de árvores em seu bairro ou cidade. Ou, doar dinheiro para organizações que realizam o plantio de árvores, preservando o meio ambiente.
Apoie financeiramente organizações verdes
Atualmente, muitas são as empresas e organizações verdes no Brasil. Elas são responsáveis por desenvolver projetos sustentáveis, visando o bem-estar socioambiental. Pesquise sobre elas e encontre uma que tenha mais afinidade com as propostas de projetos.
Ao apoiar estas empresas, você colabora para a diminuição de emissões de gases de efeito estufa. Isto porque elas costumam estar preocupadas na manutenção e preservação da natureza e da sociedade. A demonstração deste envolvimento está nos projetos que incentivam o crescimento e desenvolvimento sustentável. Podem estar atrelados a regiões e atividades específicas no Brasil.
Olhe sua pegada de carbono
A pegada de carbono é um cálculo para ajudar a identificar a quantidade de gases emitidos no cotidiano. O seu estilo de vida está diretamente relacionado com estes números, por isso é importante calcular. É uma forma de refletir sobre o quanto sua vida é sustentável. Em uma cidade grande, pode ser bastante difícil manter um estilo de vida de consciência ambiental ativa. Porém, é possível repensar alguns comportamentos.
E, para ter esta ideia, realize o cálculo da sua pegada de carbono. Assim, você pode transformar esta informação em incentivo para melhorar a relação com o meio ambiente. Ainda consegue monetizar esta informação, transformando em valores possíveis para apoiar organizações verdes. É um meio de compensar o seu carbono emitido no dia a dia.
Realize diagnóstico na sua empresa
A sua empresa deve se preocupar em investir em decisões que diminuam os impactos nocivos ao meio ambiente. Um diagnóstico pode ajudar bastante na identificação dos pontos fracos e fortes presentes no relacionamento entre: empresa x natureza e sociedade. As mudanças podem acontecer gradativamente, com uma coleta seletiva, investimento em energia limpa e sustentável e até escolha de frota verde.
No caso de identificar pontos de emissões de gases de efeito estufa difíceis de serem reduzidos, calcule a equivalência em carbono. Assim, a empresa pode entrar no mercado de crédito de carbono e colaborar com projetos de organizações verdes. O importante é não deixar para amanhã estas mudanças, pois o aquecimento global precisa ser freado.
Compre créditos de carbono
A compra de créditos de carbono está interligada com todas as ações citadas acima. É uma das alternativas encontradas para lidar com o desequilíbrio em relação às emissões de gases de efeito estufa. O mercado de carbono ainda está em processo de adaptação, mas muitas empresas já estão utilizando do recurso. E, ainda há as pessoas físicas.
O importante é identificar uma ação que seja mais prática para você conseguir fazer compensação de carbono.
Tenha responsabilidade ambiental
A responsabilidade com o meio ambiente e a sociedade precisam ser norteadoras no dia a dia. Assim, você reflete sobre suas compras, o modo como joga fora os lixos e como usa os transportes no dia a dia. Além disso, também fica atento sobre o uso de energia, água e tantos outros bens naturais finitos. É preciso manter esta preocupação em mente para usar tudo com cuidado e mantendo o equilíbrio. O investimento em novos hábitos é sempre bem-vindo!
Conheça como a Redda+ e você podem ajudar a preservar a Amazônia
A Redda+ é uma organização preocupada em articular soluções nas regiões ribeirinhas na Amazônia. Estas soluções precisam ser sustentáveis, visando o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental. Além disso, busca inserir oxigênio na atmosfera, para compensar as emissões de gases de efeito estufa. Este processo é realizado por meio de parcerias e ações que retornam benefícios para a natureza e as comunidades ao redor.
Todo o trabalho da Redda+ é apoiado nos mecanismos REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal). E, soma-se aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Desta forma, a Redda+ afirma a sua preocupação em auxiliar as comunidades ribeirinhas e povos tradicionais a verem seus direitos sociais respeitados. Os trabalhos são realizados ao longo do ano, com parcerias importantes e mantendo o contato direto com estas comunidades. Clique aqui e conheça os nossos projetos.