É importante entender como tornar sua empresa em carbono zero, pois isso implica na responsabilidade sustentável da empresa. Ser carbono neutro é estar preocupado em reduzir as emissões de gases de efeito estufa, e, quando não possível, compensar a emissão.
A alta concentração de gases de efeito estufa na atmosfera agrava as mudanças climáticas. Ela também impede o funcionamento equilibrado do efeito estufa, que regula a temperatura média da Terra. Com isso, temos o superaquecimento do planeta, mais conhecido como aquecimento global.
Atualmente, os dois principais gases de efeito estufa (GEEs) são o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4). Uma empresa carbono zero investe na diminuição das emissões de gases em seu ciclo produtivo. Ou, encontra alternativas sustentáveis para compensar suas emissões de carbono.
Investir em carbono zero gera visibilidade e credibilidade no mercado. Além disso, abre portas para a inovação e produtos mais eficientes no consumo de energia. Encare a mudança de ser uma empresa carbono zero e seja retribuído por boas oportunidades para sua empresa. Ao pensar na natureza, automaticamente, estará pensando na saúde econômica de sua empresa.
Nesse post tem:
O que é carbono neutro?
O carbono neutro é a tentativa de países, empresas e pessoas emitir menor quantidade de gases de efeito estufa. O carbono está no nome como representante de todos os gases, por ser um dos mais emitidos, seguido pelo metano. A neutralização das emissões de carbono é uma meta encontrada para tentar frear o aquecimento global.
Basicamente todas as empresas, países e pessoas emitem carbono. Contudo, algumas destas emissões podem ser reduzidas. Para atingir baixos níveis de emissão, é preciso usar mecanismos de cálculos para ‘materializar’ estas emissões. O crédito de carbono faz exatamente isto, neutraliza a quantidade emitida.
Os dados sobre o quanto de carbono é emitido, mesmo que pouco preciso, servem para investir em mudanças. A partir destes dados sua empresa pode trilhar caminhos para se tornar uma empresa carbono zero. As opções incluem desde mudanças internas, até apoiar projetos sustentáveis de ONGs e instituições para compensar as emissões.
A pegada de carbono é uma das formas de identificar o quanto de carbono um produto emite em seu ciclo de vida. Bem como, saber o rastro de emissões deixado pelas pessoas no dia a dia. Saiba mais sobre em O que é pegada de carbono?
Impacto de ações sustentáveis na sociedade
Vale a pena investir em ações sustentáveis na sociedade para tornar sua empresa carbono zero. Isto é, apoiar ONGs e instituições externas que realizam projetos sócio-ambientais. Este apoio somará forças às mudanças na forma da empresa se relacionar com o meio ambiente e a sociedade.
Estabelecer uma comunicação interativa, demonstrando uma preocupação para além dos resultados capitais é extremamente relevante. Além disso, gera impactos significativos na economia de sua empresa, visto que o mercado tem se beneficiado deste tipo de mudança. É uma forma de mostrar o quanto a empresa está comprometida com o bem-estar sócio-ambiental.
As mudanças incluem desde a melhora nas condições de trabalho dos colaboradores, até uma campanha de reciclagem interna. O envolvimento com a comunidade no entorno da empresa também gera bons resultados. Ser sustentável é uma soma de decisões equilibradas pensando na Natureza e no homem, como podem conviver com qualidade.
Inclusive, o mercado tem certificado empresas com o selo ESG (Environmental, Social and Governance). É um selo que atesta o compromisso da empresa em melhores práticas ambientais, sociais e corporativas.
Na atualidade, os investidores mostram grande preocupação em se aliar às empresas com ações sustentáveis. A consciência socioambiental, pouco a pouco, tem se firmado por todos os setores. São mudanças que geram impactos positivos na sociedade, pois uma leva à outra. É o famoso trabalho de formiguinha.
Algumas empresas que são Carbono Zero
Empresas de setores diversos estão se movimentando para se aliar às ações sustentáveis e ser carbono zero. Confira abaixo algumas destas empresas Carbono Zero.
Microsoft
Em janeiro de 2020, a Microsoft fez um anúncio público sobre o compromisso de ser uma empresa carbono zero até 2030. A meta era bastante ousada, remover do meio ambiente mais carbono do que emitia. Um ano depois, a Microsoft divulgou o relatório dos resultados:
- reduziu 6% as emissões de carbono;
- investiu na redução de 1,3 milhões de toneladas de carbono através de 26 projetos pelo mundo;
- reafirmou a meta de reduzir mais da metade de emissões até 2030;
- segue tentando mudar para o uso de energia renovável em suas instalações;
- iniciou um Fundo de Inovação Climática para auxiliar neste processo de mudanças.
O relatório dos planos da Microsoft pode ser visto aqui.
Unilever
A Unilever lançou o programa Futuro Limpo. A proposta é substituir 100% do carbono derivado de combustíveis fósseis dos produtos de limpeza e lavanderia. O investimento no programa gira em torno de um bilhão de euros para criar estratégias e produtos com ingredientes sustentáveis.
As fórmulas dos produtos de limpeza e lavanderia estão passando por reformulações, bem como as embalagens. A reestruturação mantém como prioridade as fontes renováveis de energia e a reciclagem. Trata-se de um programa complexo que precisa mostrar resultados até 2030.
Confira aqui mais informações sobre o Plano de Ação de Transição Climática da Unilever.
Apple
Em 2020, a Apple anunciou publicamente o compromisso em se tornar uma empresa carbono zero até 2030. O projeto se trata de uma continuidade a ações que já vem acontecendo. A Apple já neutralizou a emissão corporativa em todo o mundo.
O novo objetivo é zerar o impacto climático líquido de todos os aparelhos Apple comercializados. Até 2030, as emissões serão reduzidas em 75% e soluções inovadoras articuladas para diminuir os 25% restantes da pegada de carbono.
Em 2021, a Apple atualizou algumas informações, afirmando que 175 fornecedores da estão transitando para o uso de energias renováveis. A conquista evita cerca de 18 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, por ano. Além disso, a Apple tem 10 novos projetos de energia limpa sendo aplicados em comunidades pelo mundo.
Nos últimos cinco anos, a Apple reduziu 40% de suas emissões de carbono. Confira algumas das estratégias da Apple rumo à neutralização de carbono.
- estrutura de produto de baixo carbono;
- expansão da eficiência energética;
- energia renovável;
- inovações em processos e materiais;
- extração de carbono, investindo em florestas e áreas naturais.
Bosch
A alemã Bosch é a primeira empresa industrial a atingir a meta da neutralidade de carbono. O objetivo foi alcançado em 2020 em todas as 400 localidades da empresa pelo mundo. O trabalho continua, a empresa investirá dois bilhões de euros em melhoria energética até 2030. Além da compra de energia verde.
Outros planos da Bosch incluem a reutilização de água e gestão de resíduos. No período de janeiro a julho de 2021 a Bosch neutralizou 30 mil toneladas de carbono. Confira aqui mais detalhes sobre o projeto da Bosch.
Como tornar sua empresa carbono zero?
Para tornar a sua empresa carbono zero é preciso realizar algumas mudanças pensando nos aspectos sustentáveis. Os inventários de empresas especializadas em medir a emissão de carbono das empresas auxiliam na identificação dos pontos mais poluentes.
Confira algumas dicas para sua empresa ser carbono zero:
Plantar Árvores
A plantação de árvores é uma das dicas clássicas na tentativa de melhorar a captação e emissão de gases. Alguns cientistas, inclusive, afirmam ser uma das formas mais eficientes de absorver parte do CO2.
Além disso, as árvores trazem diversos outros resultados positivos para a sociedade. Incluindo, melhora na qualidade de vida. Afinal de contas, as árvores captam o CO2 e transformam em oxigênio.
Normalmente, esta etapa é feita em parceria com alguma instituição ou ONG. Inclusive, esta é a próxima dica.
Apoiar Organizações sem Fins Lucrativos
As Organizações sem Fins Lucrativos realizam projetos sociais, culturais e ambientais, alguns integram estas áreas. São instituições preparadas para plantar árvores e restaurar áreas verdes. Outras, auxiliam no crescimento e desenvolvimento de cidades sustentáveis. Também existem instituições apoiadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Sua empresa precisa encontrar uma ONG que se identifique e seja verdadeiramente comprometida, inclusive em relação ao carbono zero.
Utilizar Energias Renováveis e Limpas
As energias renováveis precisam ser uma realidade nas empresas, identificar como inserir esta mudança na sua empresa é importante. As fontes de energia renovável causam menor impacto no meio ambiente, a energia de combustíveis fósseis emite muito CO2 na atmosfera.
Descartar Resíduos Adequadamente
O descarte de resíduos é outra preocupação quanto a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, o descarte inadequado pode gerar poluição profunda nos solos e outros impactos no meio ambiente. Os lixos precisam ser encarados sob um novo ponto de vista.
A reciclagem é uma das opções. Entenda a cadeia de produção para identificar em quais etapas a reciclagem pode ser inserida. Além de investir em ações internas na empresa, desta forma, os lixos mais simples aos mais complexos não serão ignorados.
Investir em Pesquisa
A pesquisa é essencial para uma empresa que deseja se tornar carbono zero. Através dela, é possível encontrar melhores alternativas para o desenvolvimento dos produtos. Por exemplo, o quanto um produto pode ser mais eficiente sem consumir tanta energia. Também é uma forma de abrir oportunidades para criações e inovações para sua empresa.
O importante é manter a meta de carbono zero em todos os projetos, desta forma, os resultados estarão atrelados a esta necessidade.
Reduzir o Consumo Excessivo
Olhar para sua própria empresa permitirá uma perspectiva crítica sobre os consumos internos. É preciso identificar em que pontos a empresa está consumindo sem necessidade. São detalhes que podem passar despercebidos, e, neste momento de avaliação, podem ser reorganizados. O consumo excessivo causa impactos ambientais e econômicos.
Usar Eficientemente os Recursos Naturais
Os recursos naturais precisam ser usados com cuidado, pois são finitos. Contudo, ao pensar um produto a partir de propriedades naturais você investe em sustentabilidade. É preciso encontrar o equilíbrio entre o uso dos recursos naturais e a sobrevivência da empresa, trabalhando de forma integrativa.
Conheça como a REDDA+ pode te ajudar a ser carbono zero.
A REDDA+ é uma organização com o propósito de desenvolver projetos que integram as preocupações sociais, econômicas e ambientais. Não só isso, estes projetos são desenvolvidos em comunidades na região da Amazônia, buscando uma melhor relação com a natureza.
Os mecanismos REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) são os norteadores da REDDA+. Estes mecanismos auxiliam nas compensações de carbono a partir de inserção de oxigênio. Um dos projetos da REDDA acontece em Portel, no Pará, e também está atrelado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento da ONU.