Projeto Saúde Solidária 2022 – Impactos Positivos e Como Ajudar

Há 10 anos o Projeto Saúde Solidária acontece em comunidades ribeirinhas no município de Portel. A proposta do projeto é de oferecer atendimento médico e odontológico, além de orientar quanto a cuidados de saúde preventivo. O trabalho é realizado com apoio de voluntários e parcerias de empresas como a Redda+ e o Instituto Ribeirinho da Amazônia. 

As ações são colocadas em prática com os ribeirinhos em julho, mas durante todo o ano os voluntários se envolvem na organização. Em 2022, o projeto realizou mais de mil atendimentos na comunidade ribeirinha, melhorando as condições de saúde da região. Confira os detalhes sobre este projeto tão importante na vida dos ribeirinhos na região Amazônica.

Nesse post tem:

O que é o projeto saúde solidária?

Um grupo de voluntários e parceiros se uniram para apoiar famílias que vivem na região ribeirinha do Rio Pacajá. Esta região fica no município de Portel, Arquipélago do Marajó, no Pará. O encontro acontece uma vez por ano, normalmente no mês de julho, recebendo o nome de Projeto Saúde Solidária. 

Em julho de 2022 o projeto celebrou os 10 anos desta união em prol do bem-estar da comunidade ribeirinha do Rio Pacajá. Neste ano, ainda contou com a parceria da Redda+ e do Instituto Ribeirinho da Amazônia (IRAMA). Além deles, outros parceiros fizeram parte das ações, oferecendo mão de obra para levar mais saúde aos ribeirinhos.

projeto saúde solidária 2022 vacina poliomielite
Reprodução: Instagram Projeto Saúde Solidária

Como funciona?

O evento acontece uma vez por ano, mas os envolvidos trabalham nele durante todo o ano. Para que o projeto saia do papel há uma grande organização por trás, captando recursos e arrecadando doações. As doações são de brinquedos, produtos de higiene pessoal e medicamentos.

Os voluntários também participam nesta etapa de organização, e auxiliam na realização de eventos como almoços, bazares e rifas. Na prática, o projeto oferece aos ribeirinhos consultas médicas e odontológicas, incluindo a entrega dos medicamentos receitados. Ainda há aplicação de vacinas, exames de papanicolau e atendimentos odontológicos. Para completar, quando se identifica uma emergência, o paciente é encaminhado ao Hospital de Portel. 

Por fim, o projeto oferece orientação sobre programas sociais, além de palestrar sobre cuidados preventivos. Tudo é pensando para que os ribeirinhos consigam acessar um atendimento médico, mas também compreendam o que podem fazer para prevenir doenças. 

Quem é atendido pela ação?

O Projeto Saúde Solidária atende homens, mulheres e crianças ribeirinhas. As comunidades entorno do Rio Pacajá recebem a atenção do projeto durante o mês de julho. Além dos cuidados médicos e odontológicos, há interação educacional, com propostas, por exemplo, de como usar a natureza com sustentabilidade.

No geral, quanto mais voluntários e parcerias envolvidas, existem mais possibilidades de ações a serem desenvolvidas. Estas comunidades podem ser orientadas quanto às questões de higiene bucal, por exemplo, até a criação de bijuterias com recursos naturais. Na edição de julho de 2022, os ribeirinhos também receberam kits escolares e brinquedos.

projeto saúde solidária 2022 dentista
Reprodução: Instagram Projeto Saúde Solidária

Quais os impactos positivos do projeto saúde solidária?

Por meio do Projeto Saúde Solidária, os ribeirinhos conseguem acesso à saúde básica pelo menos uma vez ao ano. Ainda existem alguns eventos que podem acontecer durante o ano, como o Dia D contra a poliomelite. Neste dia, em 20 de agosto, o projeto em parceria com a Rotary Clube São Paulo Cambuci, vacinou as crianças da Ilha de Iracema, no Pará.

Em 2022, entre os dias 25 de julho e 29 de julho, o projeto realizou 1.076 atendimentos. Destes, 662 foram atendimentos médico clínico e ginecológicos; e 414 atendimentos odontológicos. Além destes atendimentos, as crianças receberam presentes como brinquedos e kits escolares. Aconteceram outras ações importantes, como as palestras de prevenção e a assistência feminina disponibilizada para as mulheres ribeirinhas.

projeto saúde solidária 2022 consulta médico
Reprodução: Instagram Projeto Saúde Solidária

Como eu posso ajudar o projeto?

Os voluntários e parceiros são muito importantes para dar continuidade ao projeto, oferecendo mais atendimentos às comunidades. As pessoas na área da saúde são de grande importância para o projeto acontecer, mas, as que não são da saúde também são bem-vindas. Além do voluntariado, é possível apoiar o projeto por meio de colaboração financeira, as equipes direcionam toda a contribuição para as ações.

Os parceiros podem apresentar propostas de ações que somem ao trabalho do Projeto Saúde Solidária. Na região Amazônica existem muitos projetos importantes para serem apoiados, que colaboram com educação e saúde. Se você deseja saber detalhes e como fazer para ajudar, converse com o pessoal da Redda+ e do IRAMA.

E não deixe de visitar o Instagram do Projeto Saúde Solidária, por meio do perfil você se atualiza sobre as ações do projeto. Além das informações, fica sabendo sobre o que fazer para ajudar nas doações de cestas básicas. 

projeto saúde solidária 2022 crianças comemorando
Reprodução: Instagram Projeto Saúde Solidária

Conheça como a Redda+ e você podem ajudar a preservar a Amazônia

A Redda+ tem grande orgulho em participar do Projeto Saúde Solidária, investindo em orientações sobre conservação e preservação. Nossas ações envolvem toda a comunidade, das crianças aos adultos, sobre o uso sustentável dos recursos florestais. Além do projeto, a Redda+ desenvolve projetos na região de Portel, no Pará, durante todo o ano. 

Todas as propostas da Redda+ visam o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental apoiadas nas iniciativas REDD. É um modo de integrar as necessidades diárias das comunidades, com as responsabilidades em relação à floresta. Além dos mecanismos REDD, também existe uma preocupação em se basear aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Os projetos da Redda+ são bem completos por incentivarem o crescimento sustentável e ainda apoiar a inserção de oxigênio na atmosfera. É um meio de colaborarmos com o bem-estar local e também mundial, já que buscamos a diminuição dos impactos ambientais.

Você também pode acessar as informações sobre a Redda+ e como estão as comunidades ribeirinhas que desenvolvemos nossos projetos

Redda Crédito de Carbono Compensação de Carbono
Foto: Diego Imai

Post em destaque

Contato

Email: contato@redda.com.br

Tv Rui Barbosa, 1049, Bairro Reduto, CEP: 66053-260, Cidade de Belém,
Estado do Pará

Idioma

© 2023 por Redda+ Projetos Ambientais | Marca e direitos registrados | Política de privacidade | Site por Kiron