Plantas medicinais na Amazônia – Como Encontrar? Quais São?

As plantas medicinais na Amazônia são importantes fontes no tratamento de doenças e podem salvar vidas. Além de serem usadas in natura, elas também estão presentes em composições de remédios e até mesmo em produtos terapêuticos. 

No Brasil, o governo criou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Nesse programa, as plantas medicinais e a fitoterapia também ganham importância como ferramentas para os tratamentos de doenças. Valorizando a grande variedade de produtos de origem vegetal que nascem no Brasil e podem ser usadas para curar ou amenizar dores. 

Nesse post, compartilhamos informações sobre as plantas medicinais da Amazônia. Você se surpreenderá com o poder delas e como algumas já estão presentes na sua vida.

Nesse post tem:

O que são plantas medicinais?

As plantas medicinais são aquelas que possuem uma ação farmacológica, podendo ser usadas em tratamentos de doenças. Elas têm componentes que não precisam ser manipulados pelo homem, para serem aproveitados, ou ainda exigem uma receita para terem efeito.

Normalmente, os componentes que fazem da planta ser medicinal são produzidos e usados pelas ervas para fins de defesa. Os principais compostos encontrados, que auxiliam nos tratamentos de doenças, são: alcaloides, mucilagens, flavonoides, taninos e óleos essenciais.

Apesar das plantas medicinais não terem o uso aprovado por muitos médicos, elas costumam ser indicadas por amigos e familiares. Em alguns casos, as empresas farmacêuticas também aproveitam as propriedades dessas plantas para a produção de algum remédio. 

É preciso ter conhecimento, atenção e cuidado no uso das plantas medicinais, isso porque elas podem causar reações adversas. O fato de ser uma planta natural dá a falsa ilusão de que pode ser usada de qualquer forma, e não é bem assim. A depender das doses e modo de ingestão elas podem ser tóxicas ao corpo humano. 

Quais são as plantas medicinais na Amazônia?

Planta 1 | Copaíba (Copaiba reticulata)

A espécie copaiba reticulata é popularmente conhecida como antibiótico da Mata. Suas propriedades auxiliam no tratamento de sífilis, bronquite, cistite, tosse, urticária e tem efeito cicatrizante. Ainda existem diversas outras possibilidades de uso, isso acontece porque cada espécie de Copaíba possui benefícios próprios. 

Uma árvore de Copaíba é de grande porte e pode chegar a 45 metros de altura. No Brasil, há pelo menos 32 espécies de Copaíbas catalogadas. O óleo puro, extraído da árvore de Copaíba, é caro e dificilmente encontrado, porque a extração não retira grande quantidade do produto. Principalmente se a ação é sustentável, como deve ser!

Ele pode ser usado na pele, em pequenas doses, ou ingerido, seguindo as orientações adequadas. Não é recomendado o uso para gestantes, lactantes e pessoas com problemas gástricos. 

copaiba para que serve beneficios e maleficios copaiba reticulata
Reprodução: Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Planta 2 | Sacaca (Croton cajucara)

A Sacaca é uma planta bastante presente nas regiões Leste e Central da floresta Amazônica, principalmente no Pará. É uma árvore de copa estreita e tem de seis a dez metros de altura. A planta tem propriedades que auxiliam nos processos: anti-inflamatório, analgésico, hipoglicêmico (baixa glicose no sangue) e hipolipidêmico (baixa quantidade de gordura no sangue).

Normalmente, são usadas as folhas e as cascas da planta em chás no combate à diabete e controle de níveis elevados de colesterol. Também auxilia na diarreia, febre e distúrbios gastrintestinais, renais e hepáticos. Inclusive, algumas farmácias de manipulação usam as cascas para produzir o pó de sacaca que será inserido em comprimidos. 

sacaca para que serve croton cajucara
Reprodução: Site Coisas da Roça

Planta 3 | Babosa (Aloe vera)

A Babosa é uma planta medicinal bastante conhecida e está presente até em cosméticos. Existem cerca de 300 espécies de Babosa, sendo a Aloe Vera a mais famosa. As folhas da Babosa são espinhosas, resistentes e recheadas de um líquido gelatinoso e transparente. Elas podem medir até 50 cm de comprimento. 

Algumas das propriedades presentes na planta são: vitaminas A, B, C e E, cálcio, potássio, magnésio, zinco, aminoácidos, enzimas e carboidratos com polissacarídeos. Os benefícios da Babosa para a saúde incluem a melhora na cicatrização de feridas e queimaduras; e alivia prisão de ventre. As propriedades da planta se estendem, ela também é: antimicrobiana, antiviral e anti-inflamatória. 

babosa planta aloe vera
Reprodução: Site Viva Decora

Planta 4 | Arnica-do-Campo (Porophyllum ruderale)

A arnica-do-campo é uma planta medicinal usada para tratar feridas, contusões e traumatismos. Isso acontece porque ela tem ação adstringente, além de ser cicatrizante. As folhas da arnica tem um aroma intenso e as flores são brancas. Ela pode medir de 60 a 120 centímetros de altura e, já é possível encontrar ela em diversas partes do Brasil, devido a fácil adaptação.

arnica do campo para que serve fotos porophyllum ruderale
Reprodução: G1

Planta 5 | Unha-de-gato (Uncaria tomentosa)

A unha-de-gato é uma planta medicinal com propriedades que auxiliam na imunidade do corpo. Ela também possui propriedades antimicrobianas, protegendo as células e é antioxidante. Trata-se de uma planta trepadeira, com espinhos em forma de garra de gato, elas costumam crescer em florestas primárias. Podem chegar a 35 metros de comprimento. 

O chá de unha-de-gato é produzido com a casca, as folhas e as raízes. Além dessa alternativa de consumo, a planta também já é encontrada em cápsulas, extrato seco e fluído. Apenas atenção, a unha-de-gato em altas doses pode causar diarreia ou constipação. As grávidas, lactantes e crianças menores de 5 anos não devem usar a planta.

unha de gato é bom para quê uncaria tomentosa
Reprodução: Site Chá Benefícios

Planta 6 | Andiroba (Carapa guianensis)

A Andiroba é uma das plantas medicinais na Amazônia mais altas, sua árvore pode atingir 50 metros de altura. Um detalhe sobre a árvore de Andiroba: a base dela pode chegar a até 2 metros de diâmetro. No fruto da Andiroba podem conter de 4 a 16 sementes, delas é extraído o óleo de andiroba. 

Uma árvore pode produzir de 50 a 200 kg de frutos por ano. Além de medicamentos, o óleo é usado em cosméticos no Brasil e no mundo. Algumas das propriedades da Andiroba são: anti-inflamatórias, anti-sépticas e cicatrizantes. Ela ainda pode ser usada para tratamentos de doenças de pele, febre e inflamações. Também auxilia no controle do colesterol e da pressão arterial. 

Outra função interessante do óleo de andiroba é que ele é um ótimo repelente natural. Além do óleo extraído das sementes, a folha de andiroba pode ser usada para fazer chá. 

andiroba para que serve carapa guianensis
Reprodução: Site Infoescola

Planta 7 | Cumaru (Dipteryx odorata)

O Cumaru é uma árvore de grande porte na Amazônia e também pode ser encontrada no Acre e no Maranhão. A árvore pode chegar a 30 metros de altura. A árvore produz um fruto com uma semente dentro que pode ser usada para tratamentos de espasmos, insuficiência cardíaca e até asma. Também é possível produzir remédios a partir da infusão das cascas da árvore.

Uma curiosidade sobre o Cumaru é que ele tem se tornado a baunilha brasileira, sendo amplamente usado nas confeitarias e gastronomia.

cumaru planta madeira dipteryx odorata
Reprodução: Wikipédia

Como encontrar essas plantas?

A verdade é que as plantas medicinais estão bastante presentes no seu cotidiano. Algumas tornaram- se tão comuns que as pessoas não se dão conta que estão consumindo plantas medicinais. Por exemplo, quando você faz um chá de camomila, de capim-santo e de boldo, está usando as propriedades medicinais dessas ervas. 

As plantas medicinais da região Norte são muito comuns nos mercados municipais. E, em grandes cidades, é até possível encontrar em lojas de produtos naturais. Mesmo algumas ervas da amazônia já são mais acessíveis, como a cavalinha. 

Conheça como a Redda+ e você podem ajudar a preservar a Amazônia

A Redda+ é uma organização preocupada em desenvolver projetos sustentáveis na região da Amazônia, inclusive ajudando na preservação das plantas medicinais. Esse processo acontece via povos e comunidades tradicionais que recebem melhores condições de vida. Dessa forma, investe-se na relação saudável entre floresta e seres humanos. 

Os projetos da Redda+ são desenvolvidos com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. E complementados com os mecanismos de REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal). Unindo esses dois compromissos, a Redda+ consegue aliar um crescimento e desenvolvimento sustentável.

Afinal de contas, não se trata somente de cuidar da natureza, mas também daqueles que a rodeiam, gerando um efeito dominó de sustentabilidade. E, para isso, é preciso respeitar as raízes, a cultura, a economia local e o modo como esses povos se relacionam. Os projetos da Redda+ são focados na região da Amazônia, por exemplo, em Portel, no Pará.

A comunidade tem sido acompanhada pelas equipes da Redda+ recebendo atendimento médico, apoio para alimentação e auxílio na orientação para melhorar a renda. Entre outras atividades que são aplicadas pensando no bem-estar de toda a população, independente da idade. Clique aqui para saber mais detalhes sobre os projetos da Redda+ e como você pode fazer parte desse compromisso com as comunidades da Amazônia e a floresta.

Redda Crédito de Carbono Compensação de Carbono
Foto: Diego Imai

Post em destaque

Contato

Email: contato@redda.com.br

Tv Rui Barbosa, 1049, Bairro Reduto, CEP: 66053-260, Cidade de Belém,
Estado do Pará

Idioma

© 2023 por Redda+ Projetos Ambientais | Marca e direitos registrados | Política de privacidade | Site por Kiron