É importante entender o que é biomassa e como funciona para compreender as possibilidades de uso por meio desta energia alternativa. A biomassa é proveniente da combustão de matéria orgânica para a produção, direta ou indireta, de energia. É uma das alternativas de processo sustentável, visto que a biomassa é renovável.
O Brasil é um dos principais países que vem investindo na energia da biomassa. Assim como outras matrizes de energia, possui vantagens e desvantagens, que apresentaremos neste post. No geral, é uma alternativa menos agressiva ao meio ambiente e oferece uma solução para lidar com parte dos resíduos sólidos do país.
Neste post, te convidamos a compreender o que é a biomassa, como funciona e como é produzida. Entenda também como é realizado o processo no Brasil e quais são as funções no país. Por fim, conheça a Redda+ e o compromisso dela com a natureza, buscando alternativas para incentivar o desenvolvimento e crescimento sustentável.
Nesse post tem:
- O que é a biomassa?
- Como funciona a biomassa?
- Como é produzida biomassa?
- Biomassa é renovável?
- Como o Brasil vem utilizando a energia da biomassa?
- Conheça a Redda+
O que é a biomassa?
A biomassa é um conjunto de resíduos de origem vegetal e animal que passa por um processo de combustão. Este processo tem como finalidade a geração de energia – calor e eletricidade. Logo, trata-se de um recurso renovável para produção de energia utilizando a matéria orgânica.
A energia produzida pela biomassa é conhecida como bioenergia. Também existem alguns biocombustíveis bastante comuns como o etanol e o biodiesel, além do bio-óleo e o biogás. Estas opções de energia são interessantes por serem econômicas, sustentáveis e não emitem grandes índices de gases poluentes na atmosfera.
Há grande variedade de resíduos provenientes de matéria orgânica, por exemplo, restos de plantas, madeira e até alimentos. Ainda existem os resíduos agrícolas, excrementos e até o lixo. Outras fontes de matéria orgânica são:
- vegetais lenhosos: é usado grande variedade de espécies vegetais de madeira;
- vegetais não lenhosos: neste caso, agrupam-se as partes vegetais para além da madeira, como as sementes, raízes, cascas e folhas;
- resíduos orgânicos: os elementos residuais orgânicos de origem doméstica e/ou industrial entram neste grupo;
- biofluidos: diferentes óleos vegetais podem ser usados neste processo.
De certa forma, é uma alternativa inteligente para lidar com a quantidade de resíduos gerados no mundo de hoje. Mas, assim como qualquer outra produção de energia, existem as vantagens e desvantagens.
Como funciona a biomassa?
A biomassa funciona a partir da conversão em calor proveniente da queima desta matéria orgânica. Este processo de combustão da biomassa gera a energia. Para entender, de forma prática e visual, como funciona a biomassa, pense nos fogões à lenha. A queima da lenha/madeira gera o calor (energia) para a preparação de comida. Entendeu?!
Desta forma, nas usinas a combustão acontece em grande escala e altas temperaturas. O aquecimento resulta em vapor, transformando-se em energia e movimenta as turbinas. Existem dois métodos mais comuns para a geração de energia pela biomassa:
- Pirólise e gasificação: É a conversão termoquímica dos elementos da biomassa. O super aquecimento auxilia na produção de gases para serem usados como energia.
- Combustão: É bastante usado e também é transformado como resultado de temperaturas elevadas. Neste caso, as águas das usinas são superaquecidas e o vapor é transformado em energia.
Os outros processos de transformação da biomassa são:
Processos físicos: densificação da biomassa, extração e secagem.
Processos termoquímicos: além dos exemplificados acima, há a carbonização.
Processos bioquímicos: digestão anaeróbia de resíduos, fermentação e transesterificação.
Como é produzida biomassa?
A produção da energia por meio da biomassa é realizada a partir da combustão direta ou conversão termoquímica. Os processos geram produtos diversos, como os descritos abaixo:
- Bio-óleo: Este processo acontece a partir da pirólise, resultando em um líquido negro. Este líquido é o bio-óleo, usado para aquecimento e geração de energia elétrica.
- Biogás: A decomposição de materiais orgânicos gera o dióxido de carbono e o metano. Estes gases são produzidos da decomposição de esterco, alimentos, etc.
- Biomass-to-Liquids: O líquido obtido por este processo é usado em lubrificantes e combustíveis em motores diesel. O processo passa pela gasificação.
- Etanol Celulósico: O processo de hidrólise enzimática auxiliará na formação do etanol. Outro processo usado para a transformação da biomassa em etanol é a gasificação, fermentação e destilação.
- Bioetanol ‘comum’: É o processo mais comum no Brasil, utiliza-se o sumo extraído da cana-de-açúcar. Nos Estados Unidos é usado o milho e na França a beterraba.
- Biodiesel: É produzido pelo processo químico denominado transesterificação, e utiliza óleos vegetais como de soja, mamona, algodão, entre outros.
- Óleo Vegetal: Alguns motores diesel usam este produto, para tanto, é necessário ter a tecnologia Elsbett.
- Lenha: É uma das mais antigas formas de usar a biomassa.
- Carvão vegetal: Passa pelo processo de carbonização pirogenal da lenha ou da carbonização hidrotermal. Deste processo, se obtém um sólido negro.
- Turfa: É um material orgânico encontrado em regiões pantanosas, semi decomposto.
Biomassa é renovável?
A biomassa é um recurso natural renovável, menos agressiva ao meio ambiente por gerar energia de matéria orgânica. Outra vantagem da biomassa, é que ela libera baixo índice de dióxido de carbono (CO2), principalmente comparada aos combustíveis fósseis. As vantagens da biomassa incluem a ajuda na solução do destino dos lixos, tende a ser mais econômica e reduz os combustíveis fósseis.
Apesar de tantas vantagens, como qualquer recurso que gere energia, há algumas desvantagens. Por exemplo, os equipamentos para o processo são caros, o nível de enxofre emitido é uma preocupação, a dificuldade no armazenamento, entre outros.
Como o Brasil vem utilizando a energia da biomassa?
No Brasil, a produção de biomassa é uma alternativa favorável, já que o país possui grandes áreas cultiváveis. Somada as condições climáticas e uma indústria que demanda biocombustível. Não à toa, a biomassa está na lista das principais fontes de energia no Brasil.
A China é considerada o país que mais investe em biomassa, neste caso a função principal é a geração de energia. O Brasil está entre os 10 países com grandes investimentos em biomassa. A energia verde no Brasil é uma realidade que tem crescido, o país chega a produzir 100 GW com usinas eólicas, solares e biomassa.
Para ter uma ideia, nos últimos sete anos, o Mato Grosso do Sul aumentou em 365% a geração de energia verde. Os dados são da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). A bioeletricidade do Mato Grosso do Sul é gerada a partir da biomassa de cana-de-açúcar.
A cana-de-açúcar é uma das principais fontes da produção de energia via biomassa. Há muitos resíduos que sobram do processo de moagem da cana para a produção de etanol e açúcar. Assim, o bagaço da cana, cascas, palhas, etc., geram energia para a própria fábrica e também para outras necessidades.
Conheça como a Redda+ e você podem ajudar a preservar a Amazônia
A Redda+ é uma organização preocupada com as consequências das ações dos seres humanos na natureza. E se posiciona em uma tentativa de incentivar práticas sustentáveis no cotidiano da relação entre povos tradicionais e floresta. Para tanto, desenvolve projetos apoiados nos mecanismos REDD e nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, integrando as reais necessidades das comunidades.
Desta forma, a Redda+ acredita que é possível acompanhar o crescimento e desenvolvimento das comunidades e povos tradicionais. Porém, de um modo mais completo, considerando as questões econômicas, sociais, culturais e ambientais. E assim, a floresta e os povos tradicionais podem viver em harmonia.
Esta relação é importante para aqueles que estão próximos às florestas e para os que estão distantes. Pois assim, a floresta fica mais protegida. A Redda+ também cuida para inserir oxigênio na atmosfera, compensando as excessivas emissões de carbono. Clique aqui e conheça os projetos da Redda+ e como você pode fazer parte deste movimento.