As 10 consequências do aumento do nível dos oceanos

As consequências do aumento do nível dos oceanos no mundo vão para além de preocupações ambientais. Refletem em preocupações sociais e econômicas. Por isso, é possível dizer que o aumento do nível do mar está indiretamente relacionado com a sua vida hoje e amanhã. Não dá mais para negar o quanto todos serão afetados por este avançar das águas.

A natureza tem dado pistas de que as emissões de gases de efeito estufa estão desestruturando todo o ecossistema. Como, por exemplo, o aumento de fenômenos naturais e até a aparição destes em lugares que nunca sentiram. 

Portanto, é preciso dar atenção para modificarmos e frearmos esta mudança climática. O aquecimento global é uma realidade que já nos atinge, não somente algo que trará consequências futuras.

Neste post, você entenderá mais sobre o que é o aumento do nível dos oceanos, quais as consequências do nível deles e como podemos frear esse processo. Por fim, conhecerá o projeto REDDA, que atua em ações pensadas para uma integração sustentável com a natureza.

Nesse post tem:

O que está aumentando o nível dos oceanos?

O aumento do nível dos oceanos é uma realidade que merece nossa atenção. Desde 1900, os mares subiram cerca de 20 cm. Isto significa que em 20 anos as águas subiram o dobro do nível quando comparado a um período de 100 anos.

Existem pelo menos 2 motivos que causam o aumento do nível dos oceanos. E todos estão atrelados ao aquecimento global, são eles:

  • Expansão térmica: também conhecida como dilatação térmica da água. Acredita-se que cerca de 50% do crescimento dos mares está atrelado a este fenômeno. A dilatação acontece devido à alta temperatura nas águas. Por isso, quanto mais a temperatura na atmosfera aumenta, mais as águas esquentam e então se expandem. Desta forma, o nível do mar sobe.
  • Perda das geleiras e calotas polares: o derretimento das geleiras e calotas polares é outro motivo do aumento do nível dos oceanos. As geleiras não conseguem se preservar devido à alta temperatura. Desta forma, toda a água do derretimento flui para o oceano, aumentando o volume das águas.

O aquecimento global é causado pelo alto índice de emissão de gases de efeito estufa, entre eles, o CO2. Este aquecimento altera todo o ecossistema da Terra o que causa, inclusive, a mudança climática. O clima está vinculado ao ciclo de vida dos seres vivos – animais, vegetais e humanos – na Terra. O aumento do nível dos oceanos está na lista das consequências nocivas relacionadas à alta da temperatura média na terra.

Clique aqui e saiba mais qual a diferença entre aquecimento global e efeito estufa e quais as suas conexões.

Quais as consequências do aumento do nível dos oceanos?

A natureza funciona por conexões em vários pontos. Por isso, entenda que as consequências do aumento do nível dos oceanos não é uma situação isolada à lugares que possuem acesso ao mar. É algo que causa impacto em todo o planeta. 

É um fenômeno causado por alguma ação e que impacta em outros fenômenos, ou seja, estamos lidando com um efeito dominó. Por isso, é preciso repensar um estilo de vida sustentável.

Você já pensou que o uso do plástico no dia a dia tem consequências no aumento do nível dos oceanos? Por isso, separamos 7 dicas para você descobrir como evitar o uso do plástico.

Além disso, separamos apenas 10 consequências do aumento do nível dos oceanos, porém, é preciso entender que tudo está interligado.

Inundações costeiras

As inundações costeiras são sempre lembradas na lista de consequências do aumento do nível dos oceanos. É assustador pensar que o excesso de água pode inundar cidades e, até mesmo, colaborar para o sumiço delas. Além disso, as inundações são previstas em ilhas afastadas e até mesmo em cidades mais urbanas, como Nova York. 

O aumento do nível dos oceanos tem movimentado políticas públicas que estão se preparando para o avanço das águas. Contudo, é um trabalho que exige grande quantia de dinheiro, por isso, fica a pergunta a respeito das regiões pobres. Como elas vão se proteger das águas? O melhor é evitar que a situação continue se agravando, para isso, é preciso frear a emissão de carbono.

Saiba mais sobre como o carbono faz parte de sua vida em nosso post O que é pegada de carbono e por que isso afeta sua vida.

Reprodução: Pixabay

Aquíferos Subterrâneos

Diferente das inundações, os aquíferos subterrâneos são pouco lembrados quando o assunto é consequências do aumento do nível dos oceanos. Porém, precisam ser considerados, a existência dos aquíferos subterrâneos também está com os dias contados. 

O aquífero subterrâneo é uma formação geológica que armazena águas em seus poros rochosos. São rochas naturais permeáveis, pensadas pela natureza para captar a água da chuva. Esta água é essencial para a natureza e também para nós, por causa dela nós temos:

  • água potável: os canos de água potável não sofrem corrosão das águas salgadas devido aos aquíferos subterrâneos. A água doce impede o acesso da água salgada;
  • biodiversidade: exatamente por impedir o acesso da água salgada, estes aquíferos subterrâneos transitam a água doce para áreas verdes. Isto significa que algumas florestas podem morrer devido à quantidade de água salgada. A água salgada domina o aquífero subterrâneo dizimando a água doce.

Marés Ciclônicas

As marés ciclônicas são também conhecidas como marés de tempestade e, popularmente, ressaca. É a reação do mar aos movimentos intensos dos fortes ventos que empurram a água fazendo-as subirem consideravelmente. As grandes ondas e até tsunamis surgem destas marés ciclônicas. 

As mudanças climáticas alteram os períodos de tempestade, bem como a intensidade da mesma. E, se, além disso, os mares estão altos, a situação será devastadora. A previsão é de presença de tsunamis inimagináveis e em regiões nunca atingidas por este fenômeno natural.

Reprodução: Pixabay

Erosão Costeira

A erosão costeira está ligada ao avanço do nível do mar. Além do aquecimento global, as obras costeiras também impactam negativamente a natureza. A erosão costeira, o afundamento do solo, é causado pelo desequilíbrio no balanço sedimentar. Existe uma variação de sedimentos que está sendo gravemente afetada por ações humanas.

Inundação e contaminação nos campos de cultivo

Além das inundações, os campos de cultivo podem sofrer com contaminação de água. Lembra que falamos sobre os aquíferos subterrâneos? O fato destes aquíferos serem invadidos pela água salgada, também altera os lençóis freáticos. Os lençóis freáticos estão mais próximos do solo, suas águas sustentam muitos campos de cultivo. São águas doces, por enquanto, agora se as águas salgadas tomarem conta, os cultivos sofreram. 

A consequência é a perda de campos de cultivo. Não teremos terra própria para cultivar as plantações. A alimentação será, indiretamente, prejudicada como uma das consequências do aumento do nível do oceano. Está entendendo como tudo está interligado?

Reprodução: Pixabay

Pesca ameaçada

A pesca também está ameaçada devido ao aumento do nível do mar. Os animais marinhos tendem a migrar para sobreviver a todas as mudanças. Isto porque existe uma variação de água fria e quente como consequência deste novo movimento no mar. 

Reprodução: Pixabay

Aumento de furacões

Os furacões, também conhecidos como ciclones, são tempestades tropicais. Um dos propulsores do furacão é o calor, na atmosfera e no mar, por isso, mais furacões são previstos no cenário atual. Lembre que o aumento do nível dos oceanos está atrelado ao fator temperatura da água.

Reprodução: Pixabay

Vulnerabilidade das usinas nucleares

O avanço do mar é uma situação que põe um sinal de alerta em relação às usinas nucleares. As usinas de produção de energia elétrica são radioativas e um simples mal funcionamento delas podem causar danos irreparáveis. 

Um exemplo foi o acidente nuclear de Fukushima, no Japão, após ser atingido por um tsunami, provocado por um maremoto. O acidente aconteceu em 2011 e mesmo atualmente é preciso lidar com as consequências deste impacto.

Êxodo litorâneo

As preocupações sobre as consequências do aumento do nível dos oceanos nas cidades litorâneas impulsionam a saída das pessoas. O medo de estar em um lugar que será tomado pela água, a qualquer momento, pode incentivar uma saída desenfreada dos cidadãos.

Em breve, acompanharemos o surgimento de cidades fantasmas e a dificuldade de outras cidades em receber esta população. As consequências deste êxodo serão diversas como o aumento do desemprego, pobreza e da fome.

Consequências econômicas

Observe que todas as consequências do aumento do nível dos oceanos vão refletir na economia. As destruições pedem por dinheiro para reconstruir, a ausência de plantação impede a distribuição de alimentos, inclusive para venda. A necessidade de deslocamento populacional também gerará uma preocupação extra para as cidades.

Enganam-se aqueles que desacreditam do papel do meio ambiente na economia. Para que ela funcione, a natureza precisa estar saudável, precisa estar viva. Caso contrário, não haverá recursos necessários para acontecer. No final das contas, a grande engrenagem da humanidade é o bem-estar da natureza.

Como ajudar a frear essa situação?

As consequências do aumento do nível dos oceanos está vinculado ao aquecimento global. Por isso, para frear essa situação é preciso investir em ações para diminuir a emissão de CO2 e outros gases de efeito estufa. 

Pensar o modo de viver de forma sustentável, considerando os efeitos de nossas ações na natureza, faz toda a diferença. São ações que podem, e devem, ser tomadas por pessoas, mas principalmente por empresas e organizações. É o famoso trabalho de formiguinha. 

É preciso repensar o modo como consumimos as coisas, como agimos ante às necessidades do dia a dia. Também é válido investir e apoiar organizações que estão pensando alternativas para diminuir o impacto nocivo no meio ambiente. 

A informação é essencial para te orientar sobre as ações em prol da natureza. Em nosso post 15 documentários imperdíveis sobre meio ambiente, você encontrará boas inspirações.

Conheça como a REDDA e você podem ajudar a preservar o meio ambiente

A REDDA é uma organização preocupada em criar projetos socioambientais integrativos com a natureza. Assim, acredita ser possível ajudar o desenvolvimento de uma comunidade, mantendo a consciência sustentável. Por isso, um de seus projetos acontece em Portel, no Pará. A proposta é dar o suporte necessário para a comunidade crescer entendendo suas necessidades, respeitando sua cultura e a natureza. 

Para a aplicação destes projetos, a REDDA se apoia nos mecanismos de Reduçao de Emissão por Desmatamento e Degradação Ambiental (REDD). Além disso, acredita ser possível investir em soluções socioeconômicas sustentáveis na Amazônia.

Em nosso post Qual é a importância da floresta amazônica? você entenderá a conexão da floresta com o aumento do nível dos oceanos. Por isso, é preciso dar atenção para a região amazônica e as relações com as comunidades próximas. 

Clique aqui e conheça mais os projetos da REDDA.

Vários alunos e alunas exibem seu certificados de conclusão de oficina da Redda
Foto: Diego Imai

Post em destaque

Contato

Email: contato@redda.com.br

Tv Rui Barbosa, 1049, Bairro Reduto, CEP: 66053-260, Cidade de Belém,
Estado do Pará

Idioma

© 2023 por Redda+ Projetos Ambientais | Marca e direitos registrados | Política de privacidade | Site por Kiron