No Brasil, no dia 21 de setembro é celebrado o dia da árvore. É um dia importante para relembrar a importância das árvores em nossas vidas. As empresas investem em ações que possam colaborar com o reflorestamento nas florestas e até o plantio de mudas nas cidades.
O dia da árvore foi pensado pela primeira vez em 1872 e, desde então, tem sido relembrado pelos países. Cada nação decide qual a melhor data para a comemoração, normalmente, relacionado ao clima da região. Desta forma, as ações de plantio podem ser realizadas com maiores probabilidades de darem certo.
Para a Redda+ todo dia é dia da árvore, isto porque seus projetos de restauração na Amazônia entendem a importância das árvores. São projetos abrangentes que estudam com profundidade as áreas degradadas e aplica soluções sustentáveis. Neste post, você conhecerá mais detalhes sobre o dia da árvore e quais os motivos para não deixar esta data passar em branco.
Neste post tem:
- Quando é celebrado o dia da árvore?
- Qual a importância do dia da Árvore?
- História do dia da árvore
- Conheça a Redda+
Quando é celebrado o dia da árvore?
O dia da árvore é celebrado no dia 21 de setembro, véspera do início da primavera no Brasil. A primavera no hemisfério sul pode iniciar em 22 de setembro ou 23 de setembro. Alguns países do hemisfério norte celebram o dia da árvore em 21 de abril, também véspera da primavera.
No geral, a data em comemoração à árvore é escolhida pelos países. Na Alemanha é dia 25 de abril, já na Tanzânia 1 de abril e na Austrália 31 de julho. O importante é que todos escolheram um dia especial para lembrar a importância das árvores.
No Brasil, também existe a Festa Anual das Árvores, que tem como foco as árvores. A conscientização sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta também é a pauta desta festa. Ela acontece na última semana do mês de março, nos estados do norte e nordeste do Brasil, devido ao período de chuvas.
Em 2022, a Festa Anual das Árvores celebrará as espécies nativas do Ceará. Os estados envolvidos com a festa são Ceará, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Qual a importância do dia da árvore?
O dia da árvore é importante para conscientizar as pessoas e empresas sobre a preservação das árvores e florestas. Confira 5 motivos para celebrar o dia da árvore e fazer o possível para ajudar a conservação e preservação do meio ambiente.
Enriquecem a biodiversidade
As árvores colaboram para a manutenção da biodiversidade, por meio delas, há preservação da fauna e flora. Algumas oferecem alimentação, outras distribuem suas sementes com ajuda dos ventos e animais. Além disso, as árvores dão estabilidade ao solo e são essenciais para a sobrevivência de pequenos seres vivos. Clique aqui para saber como plantar árvores na Amazônia e ajudar a Redda+ na recuperação da floresta.
Geram renda para os povos tradicionais
Nas florestas, as árvores também são importantes para os povos tradicionais. Elas são essenciais para oferecer uma qualidade de vida agradável e fornecem alimentos. Além disto, também são recursos naturais importantes para a geração de renda dos povos tradicionais.
É importante mostrar que elas fornecem alimento e renda, mas devem ser respeitadas para manter a conservação e preservação. A Redda+ se preocupa com estes detalhes, de mostrar que é possível equilibrar esta relação.
Reduzem a poluição
As árvores nas cidades são importantes para reduzir o impacto negativo causado pela poluição. Mas, mesmo distante das cidades, as árvores ajudam a lidar com o impacto do excesso de emissão de gases de efeito estufa. Por isso, é possível afirmar que as árvores ajudam a frear o aquecimento solar. A redução acontece por causa do processo natural de fotossíntese das árvores, elas absorvem gás carbônico e liberam o oxigênio.
Melhoram a sensação térmica
Nas cidades, as árvores melhoram a sensação térmica, a vegetação ajuda a aliviar a intensidade da radiação solar. Assim, o aquecimento solar é reduzido e a temperatura fica equilibrada. Nas florestas, o mesmo acontece e, para completar, as árvores ajudam nas questões climáticas. O ciclo de vida das árvores ajuda na umidade do ar e equilibra o comportamento climático, que causa impacto ao nível global.
Evitam erosões
As árvores são importantes para segurar o solo. As raízes se fixam na terra e impedem que o solo seja levado pela chuva, por exemplo. É um modo de evitar os deslizamentos e desgastes do solo. Algumas cidades, inclusive, sofrem com os deslizamentos de terra justamente pelo elevado nível de desmatamento. Não dá para ignorar o quanto as árvores são importantes para todos.
História do dia da árvore
A celebração pela árvore tem início em 10 de abril de 1872, quando Julius Sterling Morton decidiu plantar árvores. O evento chamou a atenção porque ele plantou grande quantidade, de uma vez só, no estado de Nebraska, nos Estados Unidos.
Morton era jornalista e foi secretário da agricultura nos Estados Unidos, em 1893. Ele esteve muito envolvido com questões sobre conservação e plantio das árvores, inclusive, incentivou a criação de reservas florestais nacionais.
Em 1971, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), criou oficialmente o dia Mundial da Árvore. No hemisfério norte, a celebração acontece em 21 de março, o primeiro dia da primavera. No hemisfério sul, o dia da árvore é em 21 de setembro, antecede o início da primavera. Os países são livres para escolherem a data de celebração.
Conheça a Redda+ e como podemos, juntos, preservar os povos tradicionais do Brasil
A Redda+ celebra a importância das árvores em todos os seus projetos de restauração na Amazônia. Para você ter uma ideia, a Redda+ terá em breve um aplicativo que permite que você também possa plantar árvores na Amazônia. É o plantree! Por meio deste aplicativo, você escolhe a região que deseja realizar a sua plantação, além de selecionar a árvore.
O apoio é importante não apenas para a plantação das árvores, mas também para colaborar com as comunidades ao redor. Isto porque a Redda+ desenvolve os projetos baseados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODSs). Desta forma, é possível apoiar os povos tradicionais da Amazônia em relação ao crescimento e desenvolvimento sustentável.
Todos os projetos da Redda+ estão articulados nas necessidades econômicas, culturais, sociais e ambientais. É um modo de reafirmar o quanto a natureza e a sociedade podem e, devem, conviver em equilíbrio e respeito. Além deste cuidado, a Redda+ colabora para a compensação de emissões de gases de efeito estufa.
Enfim, ao apoiar a Redda+ você faz bem para a natureza, para a sociedade e para si. Além de ajudar a reduzir os impactos por causa das mudanças climáticas. Clique aqui e conheça mais detalhes sobre os projetos da Redda+.