Curiosidades da Amazônia – 10 Coisas Que Talvez Você Não Saiba

As curiosidades da Amazônia são variadas, assim como a grande diversidade presente na fauna e flora da Floresta. A essência da região é desenhada pelo passado, pelo presente e pelo futuro, tudo integrado à vida radiante do meio ambiente. Por isso, são curiosidades que falam sobre a fauna, a flora, os povos e até o clima. 

Na Amazônia, o clima não é parecido com todo o Brasil, mesmo estando no mesmo país. Além disso, a região tem um vocabulário repleto de expressões e gírias diferentes. Para completar, existem besouros gigantes, insetos que mantêm a natureza funcionando em equilíbrio e um rio sobre a Amazônia. Ah, sim! Você também vai ver que o açaí, na Amazônia, não é uma sobremesa.

Neste post tem:

Curiosidades da Amazônia

Insetos da Amazônia

Os insetos da Amazônia entram nesta lista pela variedade: você sabia que tem uma centopeia que se alimenta de sapos? Pois é, os insetos gigantes na Amazônia são impressionantes, tem até besouro que chega a medir 22 cm. Outra curiosidade, é que mais da metade dos insetos da região ficam nas copas das árvores, acima de 8 metros de altura. Até por isso, muitos são desconhecidos pela ciência. 

Para completar, os insetos são indicadores da saúde da floresta, eles são responsáveis pela polinização de flores. Por meio da polinização, diversas espécies de vegetais ganham vida, devido a essa ação dos insetos. Alguns dos principais nesta função são as abelhas, as borboletas e os besouros. 

Outra função importante dos insetos é a participação no processo de decomposição de matéria orgânica. A ação dos insetos acelera o processo de degradação, é importante para os animais maiores e também para a adubação do solo. Logo, os insetos contribuem para a manutenção do equilíbrio do ecossistema das florestas tropicais.

besouro gigante amazonia morde
Reprodução: greeMe

Açaí com peixe salgado

Ah, o Açaí! O fruto redondo, arroxeado que se assemelha a uma jabuticaba, cresce nas palmeiras da região Amazônica. O açaí se popularizou no Brasil, e é bastante usado como ingrediente em sorvetes ou pratos doces. Mas, na Amazônia e região Norte, ele é bastante comum em pratos salgados. Por isso, é bastante comum apreciar um bom peixe frito com um purê de açaí, não adoçado, com pedaços de tapioca.

acai com peixe frito mercado ver o peso belem
Reprodução: Tripadvisor

Rio voador

A Amazônia tem um extenso rio que sobrevoa a floresta, isto mesmo, ele está a metros de distância da terra. Estes rios são formados a partir de fluxos de águas concentrados na atmosfera, criados por um processo de evapotranspiração. Para ter uma ideia da grandiosidade dos rios voadores, eles podem produzir até 200 milhões de litros de água.

Estas águas são importantes para a produção de chuva em boa parte da América do Sul. Elas são encaminhadas até a Cordilheira dos Andes e, de lá, redistribuídas para diversas regiões. Confira o nosso post com mais explicações sobre os rios voadores da Amazônia.  

rio voador amazonia o que e resumo como se formam
Fonte: Site Amazonas Atual

Estações invertidas

As estações do ano são uma das curiosidades da Amazônia, isto porque, a região não possui todas as estações bem definidas. Na Amazônia duas estações são bem definidas: o verão e o inverno e, mesmo assim, com características peculiares. Durante o verão, as temperaturas marcam média de 38 ºC, são meses quentes e secos, de junho a novembro. 

No inverno, de dezembro a maio, a temperatura segue alta, a maior mudança está na intensidade e constância das chuvas. Logo, é possível afirmar que o inverno e o verão na Amazônia estão atrelados à quantidade de chuvas, não é sobre a temperatura.

periodos epoca de chuvas amazonia
Reprodução: Olhar Digital

Vocabulário diferenciado

A Amazônia é conhecida por obter um vocabulário singular, com gírias e expressões locais marcantes. O rico vocabulário da região é uma soma das referências de diversos povos: nordestinos, indígenas, negros e português europeu. A influência indígena é marcante, alguns dos principais grupos indígenas são: os Guaranis, os Xerentes, os Amawákas, os Anambés, os Kambebas e os Aruás. Algumas expressões bem comuns são “Égua”, “te arreda”, “Até o tucupi”, etc.

Plantas medicinais

As plantas medicinais não são exatamente uma das curiosidades da Amazônia, no sentido de que muitos sabem dessa característica da floresta. O curioso aqui é a infinidade de possibilidades oferecidas pela vegetação para serem usadas pela medicina e para lidar com doenças. A variedade é tão grande que ainda há muito para se estudar sobre o poder das plantas da Amazônia. 

Inclusive, elaboramos um post específico sobre as plantas medicinais, mostrando algumas das principais. No texto você vai saber a função da Copaíba, da Sacaca e da Unha-de-Gato. 

unha de gato é bom para quê uncaria tomentosa
Reprodução: Site Chá Benefits

A Amazônia é o pulmão do mundo?

Não, a Amazônia não é o pulmão do mundo, mas isso não tira a importância dela para a produção de oxigênio. Além de ser responsável por tantas outras ações que favorecem a vida das pessoas no mundo. Por exemplo, o equilíbrio das chuvas e o modo como ajuda a frear o aquecimento global.

Clique aqui e leia todos os detalhes sobre esta dúvida a respeito da Amazônia ser o pulmão do mundo em nosso post. 

A Amazônia e o Pulmão do mundo natureza preservação
Foto: Diego Imai

Onda gigante

A onda gigante, mais conhecida como Pororoca, é o encontro do mar com o rio. O nome vem do tupi “poro’roka,poro’rog” que quer dizer “estrondar”, aliás o fenômeno faz um som muito alto. O curioso aqui é que este choque entre a água marítima e fluvial pode formar uma onda de até 4 metros de altura. Além disso, pode durar até uma hora e meia, para ter uma ideia, a onda no mar dura no máximo 40 segundos. Normalmente, na floresta, este fenômeno acontecia na foz do Rio Amazonas, atualmente só nos estados do Pará e Maranhão. 

onde ocorre a pororoca acabou
Reprodução: Portal Amazônia

Peixe grande de água doce

Grandes insetos, ondas gigantes, na Amazônia o tamanho realmente chama a atenção e, nesta floresta, o peixe não poderia ser pequeno! O pirarucu é considerado um dos maiores peixes de água doce, podendo medir 3 metros de comprimento com peso de até 250 kg.

Este peixe é reconhecido como o bacalhau da Amazônia. E, você sabia que ele precisa ir à superfície, de tempo em tempo, para respirar?! Outra curiosidade é sobre o nome, trata-se da união de dois termos indígenas, ‘pira’ significa peixe e ‘urucum’, vermelho. Conhecido como Gigante da Amazônia, o Pirarucu tem até a sua própria lenda, criada pelos indígenas e repassada para as gerações.

pirarucu | animais em extinção na amazônia
Foto: Sergio Rocha/Shutterstock.com

Conheça os animais da Amazônia que corem risco de extinção. Clique Aqui.

Areias do deserto

Uma das curiosidades da Amazônia é que ela recebe um fortificante que vem do solo do Saara. Isso mesmo, as tempestades de areia do deserto do Saara impulsionam a poeira que chega na Amazônia. Esta areia é usada pela natureza para melhorar a nutrição da terra, mantendo a biodiversidade. Além de serem eficientes para a fauna e flora aquática, e o regime de chuvas.

Conheça como a Redda+ e você podem ajudar a preservar a Amazônia

A Redda+ tem orgulho de estar envolvida com projetos que valorizam a cultura e a vida na Amazônia. Assim, pode ajudar na sobrevivência de curiosidades da Amazônia que fazem parte do que ela é! Por isso, apoia projetos sustentáveis que consideram um desenvolvimento com envolvimento econômico, social, ambiental e cultural. 

Em Portel, por exemplo, já avançamos em ações na educação, bem como incentivando a produção de biojoias. A proposta é sempre mostrar que é possível relacionar positivamente crescimento com o bem-estar da natureza. Para completar, a Redda+ insere oxigênio na atmosfera por meio de ações que auxiliam na compensação das excessivas emissões de carbono. Clique aqui e conheça os nossos projetos.

Redda Crédito de Carbono Compensação de Carbono
Foto: Diego Imai

Post em destaque

Contato

Email: contato@redda.com.br

Tv Rui Barbosa, 1049, Bairro Reduto, CEP: 66053-260, Cidade de Belém,
Estado do Pará

Idioma

© 2023 por Redda+ Projetos Ambientais | Marca e direitos registrados | Política de privacidade | Site por Kiron