Como evitar o uso do plástico – 7 dicas para diminuir o consumo

Pode parecer complicado pensar na vida sem plástico: ele está presente na escova de dente, na sacolinha do mercado e na garrafinha de água. Verdade seja dita: nos acostumamos com este produto prático e multifuncional. Então, como evitar o uso do plástico no dia a dia?

Para isso, é necessário adotar novos hábitos que possibilitem evitar o uso do plástico. Por exemplo, o uso de sacolas retornáveis e até mesmo, aprender a ter a sua própria garrafa de água. São práticas que podem ser desconstruídas para nos unirmos na preservação do meio ambiente. 

Os plásticos são responsáveis pela poluição na terra e na água. Não se decompõe rápido e, apesar de serem recicláveis, nem todos são de fato. Precisamos nos unir nesta mudança, construindo uma consciência coletiva sobre como evitar o uso do plástico dentro e fora de casa. 

Neste post, compartilhamos sobre como o plástico e os microplásticos são nocivos para todos. Além disso, selecionamos algumas dicas para iniciar um novo modo de encarar o uso do plástico no seu dia a dia. Por fim, você vai conhecer a REDDA e como ela influencia comunidades a terem uma consciência sustentável, como a de evitar o uso do plástico.

Nesse post tem:

Por que evitar o uso de plástico?

Porque os milhões de plásticos produzidos no mundo não são reciclados de forma adequada. Como consequência, temos acompanhado o crescimento de mini partículas destes plásticos nos Oceanos. E, se continuarmos nesta velocidade, em breve teremos mais plásticos nas águas do que peixes. 

Para completar, é usado uma quantidade significativa de água e energia para produzir plástico, além da extração de petróleo. Observe que o plástico, por si só, passa por um processo de produção nocivo ao meio ambiente. 

Encontrar alternativas para evitar o uso de plástico têm se tornado cada vez mais urgentes. E é possível, através de ações práticas no dia a dia, bem como conscientização sobre o consumo de produtos que repensam o material. Podemos afirmar que evitar o uso de plástico é um modo de construir uma relação mais sustentável com o meio ambiente, na tentativa de diminuir os impactos causados pelo seu uso.

Os impactos do uso do plástico no meio ambiente e em nossa saúde

Os plásticos demoram de 450 a 500 anos para se decompor e afetam os Oceanos de forma alarmante. Nas águas, grandes pedaços vão se deteriorando até virarem microplásticos, isto é, eles não somem.

Por isso, os microplásticos – menores que 5 milímetros – são um dos principais poluentes dos oceanos. Entretanto, também estão presentes em produtos inimagináveis, como roupas feitas de poliéster, cosméticos e produtos de higiene.

Esta concentração de microplástico altera o ecossistema nas águas e causa mortes dos animais aquáticos. Por ser tão presente nos rios e mares, o material pode chegar até em nosso prato de comida ao consumirmos peixes, frutos do mar e até quando bebemos água. 

São muitas as questões preocupantes para ativar a nossa consciência sobre como evitar o uso de plástico. 

Como evitar o uso do plástico
Reprodução: Unsplash

Como evitar o uso de plástico?

Anular o plástico de nossas vidas pode parecer uma missão impossível, já que parece termos criado uma cultura voltada para o seu consumo. 

O plástico surgiu como uma alternativa prática para a correria do dia a dia, além de ser mais barato para muitas empresas. 

Contudo, precisamos acreditar que nossas ações como consumidor podem gerar mudanças no mercado, incentivando o uso de alternativas sustentáveis. Para ajudar neste processo de mudança de hábito, separamos algumas dicas valiosas para você saber como evitar o uso de plástico. 

01) Sacolas retornáveis e sacolas biodegradáveis

Como evitar o uso de plástico se boa parte das lojas, não apenas os mercados, usam sacolinhas? Para mudar este hábito, aprenda a falar que não precisa dela. Na feira mesmo, as suas frutas e legumes podem ir direto para as sacolas retornáveis.

O uso das sacolas de plástico pode ser a primeira coisa a tirar da sua vida. Para isso, as sacolas retornáveis, se for de pano, melhor ainda, surgem como ótima opção. Aprenda a deixar uma sacola de pano dobradinha na mochila ou na bolsa, assim, estará pronto para qualquer imprevisto.

Em alguns casos, você pode colocar o produto direto na bolsa, sem a sacolinha. E, para recolher o lixo de casa, opte pelas sacolas biodegradáveis, garantindo o bem estar ambiental.

02) Evite os descartáveis

Como evitar o uso do plástico quando estamos na rua? Você já notou como usamos muitos descartáveis? São copos, pratos, garfos, etc. Este é outro hábito que também pode ser evitado. Você pode carregar um kit básico para estas situações. Inclusive, já existem copos que ficam compactados dentro da sua bolsa. 

Em casa, escolha comprar potes de plástico de origem sustentável ou migre para os vidros. Assim, você pode guardar comida sem ter que usar papel plástico. Ou ainda, invista em panos encerados para tampar ou embrulhar as comidas. 

Por fim, diga não aos canudos plásticos!

03) Cosméticos e produtos de higiene sustentáveis

Os cosméticos e produtos de higiene podem ser compostos por microplásticos, além disso, são feitos ou embalados em plástico. Por exemplo, troque o shampoo em embalagem plástica, pelo shampoo em barra. Ou ainda, a escova de dente plástica por outra alternativa mais sustentável. 

A sua maquiagem também pode ser repensada. Verifique as ações das empresas quanto ao ciclo de vida das embalagens, eles estão preocupados com a pegada de carbono? E qual é a composição, tem microplásticos, como aquelas bolinhas para esfoliação?

Os absorventes e fraldas podem ser trocados por opções de pano ou coletores sustentáveis. Por fim, a lâmina de barbear de plástico pode ser trocada pela de aço inoxidável, é até vintage. Viu como evitar o uso do plástico é possível?

04) Roupas de tecidos naturais

As roupas podem ser incluídas nesta campanha de como evitar o uso do plástico. Opte por roupas de tecidos naturais. Quanto menos poliéster, melhor. O poliéster da roupa é um dos microplásticos que invadem nossas águas. A cada nova lavada, um pouco desce pelo encanamento e acaba nos rios e mares. 

05) Produtos de limpeza ecológicos

Os produtos de limpeza, em sua maioria, são compostos por produtos nocivos ao meio ambiente. Neste caso, vale a pena investir em produtos de limpeza ecológicos. Mas, se o momento não permitir essa troca, comece optando pelos que possuam embalagens sustentáveis. Às vezes, vale mais a pena comprar o refil, para ajudar a reduzir o uso do plástico.

As buchas de lavar a louça são compostas de plástico. Você sabia que dá para lavar louça com bucha vegetal? Agora, se você tem dificuldades com este novo hábito, procure os projetos de reciclagem de bucha vegetal. 

06) Escolha comida natural

Ao optar por uma dieta mais natural, você deixa de consumir muito plástico. Os legumes, verduras e frutas não costumam vir em plásticos, você usa a sua sacola retornável e pronto. Os grãos, que podem vir em plásticos, você pode optar pela compra à granel, dá para levar saquinhos de pano, ou vidros.

Observe que, no mercado, a maior parte dos alimentos que estão embalados por plásticos são alimentos processados, ultraprocessados ou repletos de açúcar. Nesta lista entram os biscoitos, salgadinhos e refrigerantes.

07) Reciclagem

A reciclagem é uma ação importante para evitar o descarte errado dos plásticos. Separe o lixo da sua casa. Para a reciclagem funcionar, é importante que você lave e seque o seu lixo. 

Alguns mercados e lojas possuem estações de reciclagem, caso você não tenha coleta seletiva em sua rua. Procure a mais perto e sempre que possível, leve o seu lixo reciclável. Inclusive os lixos eletrônicos que são compostos por peças plásticas e cápsulas de café.

Falando em reciclagem, você sabia que o Brasil é um dos maiores recicladores de lata de alumínio? Por isso, quando for comprar sua bebida preferida, opte pela lata de alumínio, não plástico ou vidro. Pense nisso!

Estas dicas podem te ajudar a mudar em como evitar o uso do plástico. O importante é você escolher a ação mais fácil de começar. Como todo novo hábito, leva tempo, mas quando você der por si, já será natural. Desta forma, você consegue incentivar os que estão ao seu redor. É um trabalho de formiguinhas. 

Confira empresas que podem te ajudar como evitar o uso do plástico:

  1. Uma vida sem plástico: Como forma de mostrar que é possível viver sem plástico, esta organização reuniu os itens básicos de nosso cotidiano. Foi uma forma encontrada para ajudar aqueles que querem transitar para uma vida com menos plástico. Tem até kit para você colocar na bolsa e evitar os garfos e facas descartáveis. Clique aqui e confira no site.
  2. Relax Cosméticos: A Relax Cosméticos tem uma variedade incrível de shampoos e condicionadores em barra. Bem como desodorante em barra. Também oferece esfoliantes sem microplásticos. 
  3. Limpeza Ecológica: Para evitar o uso do plástico nos produtos de limpeza, conheça a Positiva e a BioWash que usa plástico mais reciclável e tem o selo Eu Reciclo.
  4. Estações de Reciclagem: As estações de reciclagem estão aumentando pelo Brasil. A Terra Cycle recicla esponjas e canetas. A Molecoola pode ser encontrada em alguns supermercados e cada reciclagem gera alguma pontuação. Para lixos de eletrônicos, confira o trabalho da Recicla Digital.

Você ainda pode ajudar o seu condomínio ou empresa a investir em uma estação de reciclagem. O Instituto Muda pode te ajudar nesta prática sustentável. 

Conheça como a REDDA+ e você podem ajudar a preservar a Amazônia

A REDDA nasce de um desejo de se envolver com ações benéficas para o meio ambiente e a sociedade brasileira. O conceito inicial da REDDA está apoiado nos mecanismos REDD – Redução de Emissões por Desmatamento e Devastação Florestal.

No caso da REDDA, aplicamos estes mecanismos na região da Amazônia – e é esta a razão do A em REDDA. Nossos projetos visam o bem estar das comunidades nos arredores da Amazônia, pensando no desenvolvimento sustentável. São projetos que buscam compreender a essência das comunidades, mantendo suas identidades e histórias. Bem como, a sua relação vital com a natureza.

Através da conscientização sustentável, aplicamos mecanismos que auxiliam na compensação de emissões de carbono. Além disso, oferecemos as ferramentas necessárias para uma comunidade desenvolver habilidades econômicas para construir sua autonomia. Desta forma, as comunidades que recebem nossos projetos podem se constituir a partir de seus valores e história.

Redda Crédito de Carbono Compensação de Carbono
Foto: Diego Imai

Post em destaque

Contato

Email: contato@redda.com.br

Tv Rui Barbosa, 1049, Bairro Reduto, CEP: 66053-260, Cidade de Belém,
Estado do Pará

Idioma

© 2023 por Redda+ Projetos Ambientais | Marca e direitos registrados | Política de privacidade | Site por Kiron